09/05/2005

FTC recupera novos trechos da linha férrea

O objetivo dos trabalhos é manter a segurança no transporte ferroviário de cargas. A Ferrovia Tereza Cristina recuperou mais de 4.000 metros de linha no quadrimestre, dentro de uma programação que prevê a recuperação de 18.000 metros para 2005. Os trabalhos foram realizados no Ramal de Urussanga e na Linha Principal, em Içara, envolvendo a limpeza e complementação de lastro, troca de dormentes, revisão das fixações, nivelamento e alinhamento. “Com isso, imprimimos mais estabilidade à linha férrea e mais segurança na circulação dos trens”, destaca o gerente de manutenção de Via Permanente, Jairo Pessoa Guimarães. Para os leigos, o lastro é uma camada, geralmente de pedra britada, onde são assentados os dormentes. Ele suporta e distribui os esforços transmitidos pelos dormentes, evitando o deslocamento da estrutura de trilhos, produzido pela variação de temperatura e pela circulação dos trens. Os dormentes, por sua vez, são peças de madeira ou de concreto que servem para fixar os trilhos. As fixações, como o próprio nome sugere, são peças utilizadas para fixar os dormentes aos trilhos e fazer a junção entre os trilhos que compõem os 164 quilômetros de linha da FTC. Toda a geometria da linha férrea é feita com uma equipe especializada e um moderno equipamento, denominado Plasser SAP-130, que verifica o alinhamento e o nivelamento contínuo da via, estabelecendo um mesmo plano entre as duas linhas de trilhos e permitindo uma circulação suave das composições ferroviárias. Além dos trabalhos na via, a Ferrovia Tereza Cristina, visando a garantia da segurança em suas operações, mantém um programa de manutenção preventiva de toda a sua frota, composta por 10 locomotivas diesel-elétricas e 449 vagões. Tecnologia - Complementando os trabalhos de manutenção, novas tecnologias também garantem a segurança operacional da FTC, entre elas o Sistema de Gerenciamento Ferroviário – Sigefer. Idealizado e desenvolvido na empresa, o sistema permite o acompanhamento de todo o trajeto dos trens desde o carregamento até a descarga. Hoje é utilizado em conjunto com o sistema de monitoramento via satélite, permitindo o acesso à qualquer terminal da área de transportes e a obtenção de informações sobre o volume e tipo de carga de cada vagão, quantidade de viagens realizadas, o trecho em que se encontra, o pátio e linha que ocupa e a que cliente pertence, além de disponibilizar vários relatórios gerenciais. Essas informações potencializaram o controle e a segurança das operações e também são disponibilizadas em tempo real para os clientes da ftc, oferecendo a certeza de um transporte seguro e qualificado. Pelos excelentes resultados apresentados, o Sigefer foi reproduzido e implantado em outras ferrovias do país. Paz na Linha – A prevenção de acidentes envolvendo veículos rodoviários e trens também é priorizada na Ferrovia Tereza Cristina. Por este motivo a empresa mantém desde o início da concessão, em 1997, o Programa Paz na Linha que desenvolve ações educativas em escolas e nas comunidades localizadas ao longo da linha férrea através da realização de palestras e distribuição de material informativo com dicas para evitar acidentes. MAIS INFORMAÇÕES: Fernanda Souza – Assessoria de Comunicação FTC (48) 621-7771 / 9921-7141 comunicacao@ftc.com.br

Fonte: Comunicação / FTC

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