SISTEMA DE GESTÃO
O Sistema de Gestão Integrado da Ferrovia Tereza Cristina está estruturado com base nas normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional). Juntas, formam o tripé que manifesta o compromisso com a qualidade dos serviços prestados, eficiência nos processos, satisfação dos clientes, preocupação com o meio ambiente e a saúde e segurança dos colaboradores e, também, o bom relacionamento com as demais partes interessadas.
ISO 9001 – Gestão da Qualidade
Tem como objetivos a padronização dos processos de uma empresa, a garantia da satisfação dos clientes, a qualidade dos serviços, a maior eficiência na gestão da concessionária, o aumento da competitividade, a redução dos riscos e a promoção da melhoria contínua.
ISO 14001 – Gestão Ambiental
Seu principal objetivo é conciliar as necessidades socioeconômicas das organizações com a proteção do meio ambiente e a garantia da sustentabilidade.
ISO 45001 – Gestão de Saúde e Segurança
Objetiva fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e as oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional, além de proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
PROGRAMA 5S
POLÍTICA CORPORATIVA
Assegurar a prestação de serviço de transporte ferroviário, atendendo aos requisitos com competência, segurança, rentabilidade e sustentabilidade, por meio da melhoria contínua dos processos e da eficácia da gestão, objetivando continuamente:
- a satisfação dos clientes e acionistas;
- o desenvolvimento dos colaboradores e do contexto tecnológico, com o compromisso de consulta e participação dos colaboradores nas questões relativas à Saúde e Segurança do Trabalho – SST;
- um bom relacionamento com as partes interessadas;
- a prevenção ambiental e a preservação dos recursos naturais;
- a conservação da saúde e da segurança ocupacional, proporcionando condições seguras e saudáveis para a prevenção de acidentes, lesões e problemas de saúde decorrentes do trabalho, por meio da eliminação de perigos e da redução dos riscos relacionados à saúde e à segurança.
A Política Corporativa do SGC, que rege nossa atuação, baseia-se também na Visão, Missão e Valores Compartilhados da Organização, tendo como diretrizes:
Atendimento aos requisitos dos clientes com qualidade, segurança e confiabilidade, com reconhecimento aos colaboradores, às expectativas das partes interessadas e retorno aos acionistas;
Atendimento aos requisitos legais e a outros requisitos aplicáveis à Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, além da adoção de processos e práticas internas que assegurem a conformidade às normas legais em geral, em especial à proteção de dados pessoais;
Promoção de um nível adequado de Saúde e Segurança de nossos colaboradores e terceiros, oferecendo condições ao pleno exercício de suas atividades;
Capacitação e conscientização de nossos colaboradores e terceiros no que se refere à Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança;
Promoção da proteção ao meio ambiente e gerenciamento dos impactos ambientais significativos;
Manutenção de um canal de comunicação com as partes interessadas e de um processo de consulta e participação dos colaboradores e de terceiros, promovendo uma gestão compartilhada de SST;
Melhoria contínua da gestão, com comprometimento e responsabilidade, observando as oportunidades, otimizando e gerenciando os riscos dos processos;
Incentivo e cobrança, aos nossos parceiros e contratados, de atitudes coerentes com nossa política corporativa.
Os compromissos com o SGC são assumidos pela Direção, que disponibiliza os recursos humanos e os materiais necessários para alcançá-los.