SISTEMA DE GESTÃO

O Sistema de Gestão Integrado da Ferrovia Tereza Cristina está estruturado com base nas normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional). Juntas, formam o tripé que manifesta o compromisso com a qualidade dos serviços prestados, eficiência nos processos, satisfação dos clientes, preocupação com o meio ambiente e a saúde e segurança dos colaboradores e, também, o bom relacionamento com as demais partes interessadas.


ISO 9001 – Gestão da Qualidade

Tem como objetivos a padronização dos processos de uma empresa, a garantia da satisfação dos clientes, a qualidade dos serviços, a maior eficiência na gestão da concessionária, o aumento da competitividade, a redução dos riscos e a promoção da melhoria contínua.

 

ISO 14001 – Gestão Ambiental

Seu principal objetivo é conciliar as necessidades socioeconômicas das organizações com a proteção do meio ambiente e a garantia da sustentabilidade.

 

ISO 45001 – Gestão de Saúde e Segurança

Objetiva fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e as oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional, além de proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

PROGRAMA 5S

Dividido em cinco atividades básicas (Seleção, Ordenação, Limpeza, Conservação e Autodisciplina), o Programa é responsável por melhorar as condições de trabalho, eliminar desperdícios, aumentar a produtividade, prevenir acidentes, desenvolver a criatividade, aproveitar os espaços físicos, além de adotar práticas sustentáveis.

POLÍTICA CORPORATIVA

Assegurar a prestação de serviço de transporte ferroviário, atendendo aos requisitos com competência, segurança, rentabilidade e sustentabilidade, por meio da melhoria contínua dos processos e da eficácia da gestão, objetivando continuamente:


- a satisfação dos clientes e acionistas;


- o desenvolvimento dos colaboradores e do contexto tecnológico, com o compromisso de consulta e participação dos colaboradores nas questões relativas à Saúde e Segurança do Trabalho – SST;


- um bom relacionamento com as partes interessadas;


- a prevenção ambiental e a preservação dos recursos naturais;


- a conservação da saúde e da segurança ocupacional, proporcionando condições seguras e saudáveis para a prevenção de acidentes, lesões e problemas de saúde decorrentes do trabalho, por meio da eliminação de perigos e da redução dos riscos relacionados à saúde e à segurança.


A Política Corporativa do SGC, que rege nossa atuação, baseia-se também na Visão, Missão e Valores Compartilhados da Organização, tendo como diretrizes:


Atendimento aos requisitos dos clientes com qualidade, segurança e confiabilidade, com reconhecimento aos colaboradores, às expectativas das partes interessadas e retorno aos acionistas;


Atendimento aos requisitos legais e a outros requisitos aplicáveis à Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, além da adoção de processos e práticas internas que assegurem a conformidade às normas legais em geral, em especial à proteção de dados pessoais;


Promoção de um nível adequado de Saúde e Segurança de nossos colaboradores e terceiros, oferecendo condições ao pleno exercício de suas atividades;


Capacitação e conscientização de nossos colaboradores e terceiros no que se refere à Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança;


Promoção da proteção ao meio ambiente e gerenciamento dos impactos ambientais significativos;


Manutenção de um canal de comunicação com as partes interessadas e de um processo de consulta e participação dos colaboradores e de terceiros, promovendo uma gestão compartilhada de SST;


Melhoria contínua da gestão, com comprometimento e responsabilidade, observando as oportunidades, otimizando e gerenciando os riscos dos processos;


Incentivo e cobrança, aos nossos parceiros e contratados, de atitudes coerentes com nossa política corporativa.


Os compromissos com o SGC são assumidos pela Direção, que disponibiliza os recursos humanos e os materiais necessários para alcançá-los.

MISSÃO
Prestar serviços de transporte de cargas com segurança e eficácia, assegurando a satisfação dos clientes, remunerando adequadamente os acionistas e mantendo o respeito ao interesse público.
VISÃO
Ser uma operadora ferroviária de excelência, reconhecida e necessária para o desenvolvimento socioeconômico da região.
VALORES
Competência e excelência. Desenvolvimento contínuo. Reconhecimento e ética. Responsabilidade social e corporativa.