SEGURANÇA

A Ferrovia Tereza Cristina trabalha a segurança de forma ampla, envolvendo colaboradores e comunidade, aliando tecnologia e ações de conscientização. A empresa entende que é necessário estar atenta às novas técnicas na busca da prevenção ou mesmo para agir com rapidez e segurança no atendimento às ocorrências. No entanto, se não houver mudança de cultura e trabalhos junto à comunidade que cerca a linha férrea, o sucesso das ações preventivas de segurança ficará comprometido.

SISTEMA DE OCORRÊNCIAS FERROVIÁRIAS (SIOF)

Sistema prático da área de Segurança Operacional, destinado à identificação das ocorrências ferroviárias e suas causas, agilizando a tomada de providências e de novas medidas de segurança.

PROGRAMA DE INSPEÇÕES

Inspeções frequentes das condições do material rodante (locomotivas e vagões) e da Via Permanente com o objetivo de eliminar as condições inseguras; investigação de todos os acidentes de tráfego, com apuração de suas causas, elaborando as recomendações necessárias para a sua prevenção e realização de treinamentos constantes de Segurança do Tráfego com a participação de todos os colaboradores.

QUALIFICAÇÃO OPERACIONAL FERROVIÁRIA (QOF)

Treinamento anual voltado para maquinistas, manobradores, agentes de estação, líderes, controladores de tráfego e operadores de veículos ferroviários, tendo como objetivo reforçar as orientações sobre as normas de segurança do tráfego a fim de evitar acidentes.

DIÁLOGO SETORIAL

Programa voltado para o colaborador, onde são discutidos temas de segurança no trabalho, qualidade, saúde e meio ambiente.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)

Visa à melhoria nas condições do ambiente de trabalho, realizando o reconhecimento dos riscos ambientais existentes na execução da atividade, recompondo as medidas de controle.

MAPEAMENTO DE RISCOS

Programa que analisa as condições do ambiente de trabalho supervisionado pela Segurança Operacional e Meio Ambiente.

BRIGADA DE EMERGÊNCIA

Organização interna preparada e treinada para atuar com rapidez e eficiência, seguindo o Plano de Atendimento a Emergência, em casos de incidentes.

PROGRAMA DE REDUÇÃO E MELHORIA DAS PASSAGENS EM NÍVEL

Programa que realiza periodicamente o levantamento, cadastramento e inspeção das sinalizações em PNs, reduzindo as passagens desnecessárias; promove a revitalização e complementação da sinalização existente; instalação de novas placas de sinalização e sinalização ativa e luminosa nas passagens em nível com maior densidade de tráfego.

SEGURANÇA DO TRABALHO

Atividades e ações com foco na saúde e segurança são evidenciadas constantemente na FTC, para garantir o bem-estar dos colaboradores, das operações e das comunidades.