MEIO AMBIENTE

Gerenciar os impactos da atividade ferroviária sobre o meio ambiente é meta diária na FTC. Com isso, a realização dos serviços é cada vez mais eficiente e responsável.

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA)

Tem por objetivo planejar ações de monitoramento e controle, visando à prevenção ambiental e dos recursos naturais. Na FTC destacam-se os programas: emissão de ruídos, gerenciamento de efluentes, controle de resíduos perigosos e consumo de combustível.

MONITORAMENTO

Como forma de garantir a eficiência dos equipamentos a diesel, e ter um maior controle da emissão de gases, a Ferrovia Tereza Cristina realiza avaliação colorimétrica de densidade, a fim de medir se eles estão emitindo fumaça dentro dos padrões permitidos.

MUTIRÕES DE LIMPEZA

Uma ação simples, que conserva o meio ambiente e agrega valor às comunidades lindeiras. A operação ferroviária não gera lixo. Ainda assim, o descarte de lixo doméstico e de entulho tem sido um problema em muitos dos 14 municípios em que a FTC está presente. Diante desse cenário, a Concessionária realiza mutirões de limpeza, ao longo do ano, para retirada dos entulhos acumulados às margens da linha férrea, assim como trabalhos de educação ambiental, com o propósito de orientar a sociedade sobre a importância de auxiliarem na manutenção e fiscalização.

ECO-VAGÃO

A FTC investe em um modelo de vagão ecológico, confeccionado a partir de plástico reciclado que substitui as tábuas de madeira.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Todos os anos a Concessionária participa de ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, distribuição de materiais informativos, sacolas de lixo para automóveis e distribuição de mudas de árvores nativas.

PALESTRAS INTERNAS E EXTERNAS

Temas sobre coleta seletiva de lixo, combate à dengue, desperdícios de água e luz e outros assuntos relacionados, também são abordados na rotina da empresa, apor meio de programas como o "Cinco Minutos de Prevenção" e o "Diálogo Setorial", e à comunidade externa com a realização de eventos informativos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Realizada nas escolas da região através de palestras, distribuição de materiais informativos, esclarecimento de dúvida sobre coleta seletiva de lixo, combate à dengue, desperdícios de água e luz e outros assuntos relacionados.

PARCERIA COM MINERADORAS

União para melhoria das áreas em torno das caixas de embarque de carvão mineral, com o ajardinamento das mesmas para evitar erosão.