Projeto da "Ferrovia dos Portos" avança e reforça potencial logístico do Sul de Santa Catarina
O projeto de engenharia para o novo trecho ferroviário catarinense entra em fase final, trazendo perspectivas de maior integração para o Porto de Imbituba e para a operação da FTC.
O cenário ferroviário de Santa Catarina caminha para um novo patamar de integração. Recentemente, o Governo do Estado confirmou que o projeto executivo da chamada "Ferrovia dos Portos" que conectará complexos portuários estratégicos que deve ser concluído em outubro deste ano. Com um investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, a iniciativa resgata planos fundamentais de conexão logística, incluindo o traçado que liga o Norte do estado ao Porto de Imbituba.
A integração entre novos ramais e a malha nacional (Malha Sul) é um dos grandes objetivos para a Ferrovia Tereza Cristina, que vê esse movimento com otimismo para potencializar o transporte de cargas em solo catarinense. Atualmente, a FTC já demonstra a viabilidade do modal no estado, sendo responsável por cerca de 50% da movimentação ferroviária catarinense e operando com índices de segurança que são referência nacional.
A expectativa é que, com a conclusão dos projetos e a futura viabilização das obras, Santa Catarina deixe de ter sistemas isolados e passe a contar com um corredor litorâneo unificado. Isso trará mais competitividade para a indústria e consolidará o Porto de Imbituba como um dos principais hubs logísticos do país, sustentado pela eficiência dos trilhos.
Fonte: NSC
Fonte: NSC