25/09/2024

Simulado de Emergência da FTC conta com a mobilização de 50 profissionais

Nesta terça-feira (24), a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) realizou um simulado de acidente rodoferroviário, em parceria com entidades de Segurança Pública da Amurel, na Rua Canadá, bairro Passagem, em Tubarão (SC). A ação integrou as atividades da Semana Nacional do Trânsito e teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos ao transpor a linha férrea.

A iniciativa simulou uma colisão entre uma locomotiva e um veículo de passeio, com vítima aparente, e contou com a participação de 50 profissionais, entre da FTC e agentes de segurança. Participaram do simulado diversas entidades, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu, Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Saer), Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).

O atendimento à situação foi concluído em cerca de 45 minutos, desde o acionamento da equipe pelo Centro de Controle Operacional da FTC (CCO) até a finalização do socorro às vítimas fictícias. As equipes atuaram com precisão, seguindo protocolos usados em situações reais, e demonstraram alto nível de preparação para emergências que possam envolver a ferrovia.

“O simulado foi um alerta importante para a população sobre a necessidade de respeitar as sinalizações. A participação do público foi significativa, com a comunidade observando a ação. Graças ao apoio e cooperação das entidades de segurança, conseguimos atingir nossos objetivos e transmitir a mensagem conforme planejado”, afirma o engenheiro da FTC, André Mendonça Guaresi.

A Ferrovia ressalta que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que se deslocam sobre os trilhos têm preferência de passagem sobre os demais. Não cumprir as normas, além de ser considerado uma infração gravíssima, pode causar acidentes graves. Por isso, antes de transpor a linha férrea: Pare, Olhe e Escute.

LEIA TAMBÉM

08/10/2010

FTC amplia ganhos com vagões de plástico

. . .

03/08/2020

Investimento em ferrovias será de 40 bi, dobrando modal de escoamento

. . .

18/09/2014

Investimentos em 17 anos já passam de R$ 38 bilhões

. . .