04/10/2007

Programa Paz na Linha reúne 800 alunos em Siderópolis

A Ferrovia Tereza Cristina, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal de Siderópolis, realizou uma palestra educativa para 800 alunos da rede Municipal de Ensino, com a participação de professores, com o objetivo de orientar a população para prevenir acidentes na linha férrea. O evento aconteceu ontem, na Vila São Jorge, em Siderópolis, com início às 10h para os alunos de 5ª a 8ª séries e a partir das 14h para estudantes de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.

Além da palestra, voluntários distribuíram panfletos, adesivos e material informativo, com orientações sobre os cuidados a serem tomados por motoristas, motociclistas e pedestres ao cruzar a via férrea. Para chamar ainda mais atenção para o tema, a ação foi acompanhada de um mascote inflável de quatro metros de altura do Expresso Ferrinho, símbolo do Paz na Linha.

“Nosso objetivo principal é transformar as crianças em multiplicadores das atitudes de segurança. Aqui são 800 crianças, amanhã teremos 1.600 conhecendo e transmitindo o conteúdo repassado”, destaca o técnico de segurança da FTC, Marcelo Batista Cruz.

Segundo ele, atitudes simples podem evitar muitos acidentes. “Não colocar lixo nos trilhos, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea e manter a distância de 6,5 metros ao caminhar próximo à linha são algumas das principais atitudes preventivas”, descreve Marcelo. Ele orienta também para que as pessoas não caminhem sobre os trilhos e não deixem crianças brincarem próximas à linha férrea. “Alguns utilizam a ferrovia como atalho para chegar em casa; bicicletas e motos são vistas freqüentemente nos caminhos ao lado do trilho e dentro da faixa de segurança, isso é errado e perigoso. Os trilhos servem apenas para a passagem dos trens e não podem ser utilizados para outros fins”, ressalta.

Ao final da apresentação um concurso de desenho e de redação foi lançado para os alunos de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª séries, respectivamente. O prêmio para os vencedores será uma bicicleta.

Em conjunto com o Programa Paz na Linha, para prevenir acidentes, a FTC investe também na recuperação e manutenção de locomotivas, vagões e via férrea, programas de qualidade, segurança e em novas tecnologias. Como resultado, desde o início da administração privada, em 1997, já registrou uma redução de 95% no indicador de acidentes.

Dicas para evitar acidentes:
- Antes de cruzar a linha férrea PARE, OLHE, ESCUTE. Respeite as placas de sinalização. - Não cruze a frente de um trem, isso além de caracterizar infração gravíssima, é também perigoso. - Nunca pare sobre os trilhos. - Nunca ande sobre os trilhos. - Estacione os veículos com, no mínimo, 6,5 metros de afastamento da linha férrea. - Não deixe crianças brincarem próximas aos trilhos.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

20/09/2010

Ferrovia Litorânea: Ligados pelos trilhos

. . .

20/09/2004

Palestra debate Segurança nos Trilhos

. . .

03/09/2012

Representantes da FTC participam do V Brasil nos Trilhos

. . .