04/07/2024

Deputados aprovam Projeto de Lei que torna Tubarão a Capital Catarinense do Turismo Ferroviário

O Projeto de Lei foi aprovado pelos deputados estaduais durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Criciúma, nesta terça-feira (2). A proposta visa fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região, além de aproveitar o potencial histórico e cultural ligado à ferrovia. 

Em 27 anos de preservação do patrimônio ferroviário catarinense, o Museu Ferroviário de Tubarão valoriza e divulga a cultura para toda a comunidade, por meio de eventos culturais, educativos, assessoria técnica a municípios e restaurações de locomotivas. Da mesma maneira, a operação do Passeio Ferroviário Expresso promove os roteiros turísticos do sul catarinense, atraindo turistas de todo o país. Para a museóloga, Silvana Silva de Souza, a aprovação do projeto é mais do que uma honraria, é um reconhecimento do potencial turístico de Tubarão e de toda a região “Este título reconhece o nosso trabalho árduo e dedicação, e também reforça a importância da nossa cidade no cenário turístico de Santa Catarina. Estamos prontos para receber turistas de todo o Brasil e do mundo, e mostrar a eles a história e a beleza de nossas ferrovias,” completa.

O projeto de lei apresentado pelo deputado Estêner Soratto (PL), segue para sanção do governador Jorginho Mello (PL). Com o título de Capital Catarinense do Turismo Ferroviário, Tubarão terá a oportunidade de ser um importante indutor turístico da região sul de Santa Catarina.

Conheça o Museu

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição que tem como missão preservar, pesquisar e comunicar a história ferroviária nacional, com ênfase na trajetória da primeira ferrovia catarinense, que hoje atende pelo nome de Ferrovia Tereza Cristina. São 140 anos de histórias e memórias de pessoas e acontecimentos que fizeram, e ainda fazem, este estado crescer e se desenvolver.

O acervo é considerado um dos mais relevantes de toda a América Latina, com mais de 40 mil itens, além de um conjunto de 
20 locomotivas a vapor que o coloca em destaque junto aos maiores museus ferroviários do mundo.

O Museu Ferroviário está localizado na Avenida Pedro Zapelini, 2200, bairro Oficinas, em Tubarão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h00 e 13h30 às 17h00. A entrada é gratuita.

LEIA TAMBÉM

13/10/2008

FTC e TF promovem semana de segurança

. . .

01/11/2021

Demanda de cargas transportadas por ferrovias segue em alta

. . .

05/09/2016

Ferrovia promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

. . .