14/03/2022

Norte de Santa Catarina tem proposta de nova ferrovia

A ligação ferroviária entre Araquari e Itajaí fará parte de estudo a ser contratado pelo governo do Estado, em investimentos previstos para a próxima década.


A Ferrovia Interportos foi abordada pelo governador Carlos Moisés em apresentação feita na Acij, na noite de terça-feira. O edital para os projetos, ainda a ser lançado, prevê também traçado também entre Chapecó e Correia Pinto, com 319 km. A região Norte de Santa Catarina ainda não recebeu nenhum requerimento para o Pro Trilhos, programa federal no qual empresa privadas podem ser construir e operar novos ramais ferroviários. O único contrato assinado envolvendo o Estado é entre Chapecó e Cascavel (PR).


A Interportos tem projeção de extensão de 62 km, com possibilidade de transportar até 15 milhões de toneladas por ano. A ferrovia pretendida vai utilizar, na conexão com os portos de São Francisco do Sul, o ramal já existente e operação. A mesma malha faz a ligação com o Vale do Itapocu e o Planalto Norte.

 

Dos quatro terminais rodoferroviários mapeados pelo governo do Estado, dois ficam na região Norte, em Araquari e Mafra – os outros são para Piratuba e Chapecó. Os estudos estão estimados em R$ 40 milhões. A análise também vai levar em conta a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para a construção das ferrovias.


Fonte: NSC Total

LEIA TAMBÉM

11/08/2008

Sul debate opções para o transporte

. . .

20/07/2019

O carvão mineral é muito importante nas plantações

. . .

26/10/2007

Colaboradores da FTC entre os dez vencedores no Prêmio ANTF de Fotografia

. . .