25/05/2012

FTC e Transferro conquistam recertificação em normas de qualidade

A Ferrovia Tereza Cristina e sua subsidiária, a Transferro Operadora Multimodal obtiveram resultado positivo na auditoria externa de recertificação das normas ISO 9001, gestão de qualidade, ISO 14001, gestão ambiental e OHSAS 18001, gestão de segurança e saúde ocupacional, realizada entre dias 21 e 25 de maio. As empresas receberam dos auditores do Organismo Certificador BRTUV, encarregado pela auditoria, a recomendação para obter a revalidação da certificação.

O atestado de excelência no Sistema de Gestão Corporativo (SGC) é resultado da dedicação e do envolvimento dos colaboradores e direção, que garantiram as certificações e, consequentemente, a qualificação do transporte ferroviário de cargas realizado pela FTC e os trabalhos de operação da descarga, movimentação e abastecimento de carvão mineral dos silos das unidades do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, executado pela Transferro.

As questões relativas à Saúde, Segurança e Meio Ambiente são tratadas de forma preventiva. O SGC agrega valor às empresas, gerando um diferencial competitivo no mercado e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social em suas operações.

Na Transferro não houve nenhum registro de não-conformidade, apenas duas oportunidades de melhorias e um comentário. No que se refere à Ferrovia, os auditores apontaram três não-conformidades tipo B (cujas ações para adequações foram encaminhadas ainda durante a auditoria), somados a três oportunidades de melhoria e sete comentários.

Para o auditor-líder, Paulo Eduardo Bittencourt Neumann, o sentimento ao anunciar o resultado é de emoção. “Sabemos que existe por traz do processo de auditoria, um trabalho muito grande, de uma equipe muito empenhada. Pelo porte e extensão das atividades das empresas o número de não-conformidades e comentários são pequenos. Todos estão de parabéns. O resultado foi excelente, porque aqui encontramos um sistema sólido, bem gerido, onde é notável o comprometimento de todos”, destaca Neumann.

O Gerente da Divisão de Administração Corporativa da FTC, José Gilberto Machado, parabenizou a todos pela conquista e lembrou o início das atividades em busca das certificações. “Esse processo que vem deste 2006 é a soma do trabalho de todos. Mais importante do que conquistar é manter. Sabemos das dificuldades e de algumas peculiaridades da empresa, mas temos um processo bem conduzido e nunca escondemos nada dos auditores. Muito nos orgulha o fato de sermos considerados referência pelo grupo auditor. Sabemos que um dos princípios das normas é a melhoria contínua por isso vamos analisar as observações levantadas e buscar soluções para cada vez mais aprimorar os processos do Sistema de Gestão Corporativo das empresas”, salienta.

Machado ressalta que o comprometimento de toda equipe foi de extrema importância para o resultado positivo das auditorias realizadas. “Mudar a cultura de uma empresa não é tarefa fácil, mas ter pessoas motivadas e engajadas na conquista torna as coisas possíveis”.

O Diretor de Operações da FTC, Luis Mário Novochadlo atribuiu à conquista ao empenho dos colaboradores. “Mesmo com a auditoria tivemos uma semana normal de trabalho, isso porque nossa equipe se comprometeu e não deixou nada para última hora. Tudo foi feito. Seguimos a linha de excelência da direção. Somos cobrados e não há gratificação maior do que esta conquista”, parabeniza Novochadlo.

Ambas as empresas tiveram suas certificações recomendadas por mais três anos, com acompanhamento anual.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

31/01/2022

FTC celebra 25 anos de conquistas além dos trilhos

. . .

19/02/2021

Boas expectativas para o setor de infraestrutura

. . .

03/11/2020

ES inicia batalha por recursos para construção de três ferrovias

. . .