28/02/2011

FTC e Transferro alertam para uma folia saudável

As empresas realizarão blitze nos próximos dias distribuindo panfletos com orientações para curtir o carnaval de forma segura e sadia

A data é aguardada por milhares de brasileiros, que por quatro dias trocam a rotina do trabalho e do lar por muita música e alegria. Têm os que preferem relaxar e aproveitar o feriadão para ficar tranqüilo, descansando. Independente da escolha, todos têm em comum a prevenção.

Seja na cidade, na praia, no trânsito, existem cuidados que devem ser reforçados nessa época do ano e, por isso, a Ferrovia Tereza Cristina e a Transferro Operadora Multimodal realizam a tradicional campanha Carnaval com Mais Saúde nos próximos dias, com blitze para alertar sobre os riscos do consumo excessivo de álcool, a má alimentação, exposição ao sol e os cuidados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada.

A primeira parada será amanhã (01/03), na Praça 07 de Setembro, em Tubarão, a partir das 16h. Na oportunidade, colaboradores voluntários distribuirão kits contendo sacola de lixo para carro, adesivo e panfletos com orientações para curtir a folia de forma segura e sadia. Além da campanha de carnaval, os materiais entregues intensificam o Programa Paz na Linha, reforçando os cuidados que motoristas e pedestres devem ter ao se aproximarem da linha férrea.

A caravana da FTC e TF segue no dia 02/03 para Capivari, na Avenida Nações Unidas e no dia seguinte estará em Criciúma, na Praça Nereu Ramos, a partir das 15h.

O Projeto
Inserido no Programa de Responsabilidade Social da Ferrovia Tereza Cristina, o Projeto ‘Carnaval com mais saúde’ é composto por várias atividades de conscientização que buscam levar informação preventiva aos colaboradores e às comunidades. Em quatro anos cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas com o programa. O projeto tem como objetivo reforçar para os colaboradores, parceiros e comunidade em geral os cuidados a serem tomados durante todo o ano e, principalmente, no carnaval, em relação à alimentação e às doenças sexualmente transmissíveis, participar ativamente do movimento de prevenção à AIDS e ao consumo excessivo de álcool, esclarecer dúvidas relativas aos temas através de atividades, materiais educativos e conscientização dos colaboradores.

Reconhecimento
O projeto ‘Carnaval com mais saúde’ recebeu reconhecimento nacional em 2007, por meio do Prêmio Nacional CEN Aids no Mundo do Trabalho, vencendo na categoria pequena empresa. Apenas quatro empresas foram premiadas, divididas nas categorias: micro, pequena, média e grande empresa.

Sobre o prêmio
O Conselho Empresarial Nacional para prevenção ao HIV/Aids – CEN Aids, criado em outubro de 1998 pelo ministério da Saúde, é o resultado da união de objetivos públicos e privados para promover e fortalecer a resposta à epidemia do HIV/Aids no local de trabalho. O CEN/Aids que tem como público-alvo os empresários das pequenas, médias e grandes empresas e seus trabalhadores, desenvolve desde a sua criação várias ações preventivas, visando contribuir para o controle da epidemia, por meio da sensibilização e mobilização do setor empresarial, estimulando e fortalecendo o exercício da responsabilidade social das empresas. Nesta perspectiva, foi criado o Dia Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no Local de Trabalho – 08 de outubro, e como marco desta data é realizado o concurso “Prêmio Nacional CEN Aids no Mundo do Trabalho”. O objetivo é reconhecer, premiar e divulgar as ações preventivas em HIV/Aids realizadas no Brasil, por empresas de diferentes portes e ramos de atividades, que contribuam para a redução da epidemia e melhoria das condições de saúde do trabalhador.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

28/06/2005

Programa Paz na Linha entrega prêmios em escolas

. . .

12/03/2004

Transferro se destaca na área de Segurança do Trabalho

. . .

20/09/2005

Região debate infra-estrutura do transporte

. . .