05/08/2014

Segurança ferroviária é tema de debate no VI Brasil nos Trilhos

O cuidado com a segurança da população é uma preocupação constante das concessionárias de ferrovias. Mas, mesmo seguindo todas as regras previstas em lei e investindo permanentemente em campanhas de segurança, ainda ocorrem muitos acidentes.

Mais de 60% acontecem em cruzamentos ferroviários, sendo que no Brasil existem mais de 12.289. As causas principais dos acidentes são a imprudência e o descuido de motoristas e pedestres.

Para colocar em discussão o tema, o VI Brasil nos Trilhos promoverá, no dia 20 de agosto, uma sala de debates de Segurança. Das 9h45min às 11h25min, os gerentes de comunicação das concessionárias Vale, Valor da Logística Integrada (VLI), Ferrovia Tereza Cristina (FTC), América Latina Logística (ALL) e MRS Logística falarão sobre as campanhas de segurança de suas empresas.

Na sequência, representantes do Ministério das Cidades falarão sobre a participação do órgão na realização de uma campanha nacional sobre ferrovias.

Entre 11h45min e 12h45min, o consultor ferroviário, José Castello Branco, falará dos projetos de melhoria da segurança em cruzamentos ferroviários que desenvolve para operadoras de carga e passageiros. Para complementar, a gerente geral de Relações Institucionais da MRS, Rosa Cassar, comentará sobre a experiência de aplicação destes estudos em sua empresa.

Em seguida, Castello Branco também fará uma exposição de como funciona o “Operation Lifesaver”, trabalho realizado por uma organização não-governamental em países como Estados Unidos e Canadá para evitar acidentes em cruzamentos ferroviários.

Evento
Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), juntamente com a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), o VI Brasil nos Trilhos será realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2014, em Brasília. Neste ano, o evento terá como tema central a “Agenda 2020: desafios e oportunidades – cargas e passageiros”, e sua programação será divida em dois dias.
Fonte: Comunicação ANTF

LEIA TAMBÉM

18/05/2020

FTC publica Balanço Social 2019

. . .

13/06/2005

FTC participa de Feira Internacional de Ferrovias

. . .

22/02/2005

Ferrovias exigem recursos da Cide

. . .