26/05/2010

Colaboradores e parceiros aprimoram conhecimentos no setor carbonífero

A Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) promoveu mais uma edição do Curso de Capacitação em Carvão Mineral, realizado de 17 a 21 de maio, nas dependências da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera – SATC. Entre os participantes, estavam os colaboradores da FTC André Mendonça Guaresi (técnico de controle de meio ambiente), Arthur Rangel Laureano (engenheiro), além do engenheiro da empresa subsidiária Transferro, Marco Aurélio Rodrigues de Paula.

O curso contou com palestras e visitas técnicas, que apresentaram a geopolítica do carvão mineral, suas reservas e classificações, novas tecnologias de mineração e uma avaliação econômica da geração de energia elétrica. Na programação, a FTC foi representada com a abordagem do tema “o transporte do carvão mineral”, ministrado pelo Gerente da Divisão Comercial, Carlos Augusto Menezes.

As visitas técnicas contemplaram a Mina Verdinho na Carbonífera Criciúma, a área de beneficiamento da Carbonífera Metropolitana, a área de recuperação ambiental da CSN, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda - Tractebel Energia e o Museu Ferroviário.

O engenheiro Arthur destacou a abrangência dos temas que tratou sobre história, mercado e progressos do setor. “Foi uma excelente oportunidade de aprimorarmos os conhecimentos na área de mineração. O resgate histórico foi importantíssimo, pois nos ajuda a compreender a fase atual e os desafios do futuro”, analisa.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

12/11/2012

Ferrovias estão à espera de R$ 91 bilhões

. . .

27/04/2018

Quando a paixão vira profissão

. . .

04/06/2012

V Brasil nos Trilhos colocará em debate as ferrovias

. . .