24/06/2013

Deputados e empresários discutem malha ferroviária no Sul

Evento contou com a presença de representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e destacou a interligação do Porto de Imbituba à malha ferroviária nacional, por meio da Ferrovia Litorânea.

Com o intuito de propor uma nova visão sobre as ferrovias em Santa Catarina e garantir a efetivação da interligação do Sul à malha ferroviária nacional, a Comissão Sul Catarinense do Modal Ferroviário realizou na última sexta-feira (21), um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Joarez Ponticelli. O evento aconteceu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e reuniu também, diversos deputados da bancada do Sul em uma discussão sobre as Ferrovias da Integração e Litorânea.

A Comissão é formada pelas Associações Empresariais do Sul do Estado e tem em sua diretoria como presidente, Olvacir Bez Fontana, presidente da ACIC (Criciúma); vice-presidente, Eduardo Silvério Nunes, presidente da ACIT (Tubarão) e o secretário, Adilson Silvestri, presidente da ACIM (Imbituba). De acordo com o vice-presidente da ACIC, César Smielewski, o Porto de Imbituba atua rumo a excelência, porém encontra-se isolado estrategicamente.

“Estamos lutando pelas causas da região e contabilizando diversas conquistas. Nosso novo desafio é a ligação do Porto à malha ferroviária nacional, e consequentemente, todo o Sul Catarinense ao restante do Brasil”, pontuou.

Conforme estudos realizados referentes à região Sul, como por exemplo, o Master Plan de Santa Catarina, elaborado pela FUJB/UFRJ, sob a coordenação dos ex-ministros Eliéser Batista e Raphael de Almeida Magalhães, o Porto de Imbituba é o porto da região Sul do Brasil que apresenta as melhores condições potenciais alternativas, para absorver um grande volume de carga adicional para o Estado.

O presidente da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM), Adilson Silvestri, destacou que o encontro representa uma reinvindicação em prol do Sul. “É extremamente importante levarmos esta discussão adiante para nos tornarmos uma referência e melhorarmos nosso ranking perante o próprio estado. E para isso contamos com o engajamento empresarial e político”.

O presidente da Assembleia e deputado, Joares Ponticelli, parabenizou a iniciativa da Comissão e propôs a elaboração de um documento que norteie as próximas etapas. “Estou convencido de que a partir daqui temos que distribuir tarefas para comandar este pleito, alimentando a ideia de que unidos podemos levar a causa adiante”. Ficou estabelecido que será realizada uma nova reunião, em Florianópolis, em data ainda a ser definida, para fixação das próximas ações.
Fonte: Novo Texto Comunicação

LEIA TAMBÉM

29/05/2015

Investimentos em logística são prioridade máxima

. . .

17/12/2020

Adaptado à realidade, iniciativa emociona comunidades lindeiras

. . .

28/11/2007

Estudantes de Laguna recebem o Programa Paz na Linha

. . .