19/09/2008

FTC expõe projeto empreendedor em SP

O Gerente da Divisão de Manutenção da FTC, Abel Passagnolo Sergio, ministrou uma palestra intitulada “Substituição da madeira por plástico reciclado no revestimento dos vagões GHD – um caso de inovação empreendedora”, aos alunos do curso de Tecnologia em Informática do CESET/UNICAMP, em Campinas/SP, no último sábado (13/09).

O projeto foi desenvolvido, em 2005, pela equipe de manutenção de vagões da Ferrovia Tereza Cristina sob a orientação do engenheiro Abel, com o objetivo de melhorar a performance dos materiais aplicados no vagão GHD sem que acarrete num alto custo de manutenção da frota ou que prejudique o meio ambiente. A inovação traz inúmeros benefícios como a melhoria na retenção da carga impedindo vazamentos de água e finos pelos encaixes ou rompimento de tábuas, a diminuição do custo de manutenção corretiva e preventiva, a redução do tempo de descarga do carvão e a reciclabilidade dos rejeitos.

Toda a frota da companhia vem sendo adequada gradualmente ao novo modelo. Atualmente, circulam na malha 28 “vagões de plástico”.

Reconhecimento

A idéia que une os conceitos de preservação ao meio ambiente e baixo custo de manutenção, obteve a 2ª. colocação no V Prêmio Amsted-Maxion de Tecnologia Ferroviária, entregue, no dia 23 de outubro de 2007, durante a feira Negócios Nos Trilhos em São Paulo. O projeto concorreu com outros desenvolvidos por ferrovias e universitários de todo o país.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

27/07/2015

ANTT divulga revisão do regulamento dos usuários do transporte ferroviário de cargas

. . .

30/07/2009

Mutirão incentiva responsabilidade ambiental no bairro Passagem

. . .

20/06/2012

Empresas de ferrovias promovem “apitaço” em favor do Meio Ambiente

. . .