26/04/2007

“Trilhos” são tema de exposição da FTC no Farol Shopping

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, em razão da inauguração, em 1854, da primeira estrada de ferro do Brasil, empreendida pelo Barão da Mauá para ligar a Baía de Guanabara a serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Em homenagem aos ferroviários pelo seu dia e em comemoração aos 10 anos de concessão da Ferrovia Tereza Cristina SA, a empresa promove a partir desta data, a exposição “Trilhos”, no Farol Shopping, em Tubarão. De autoria do artista plástico Edi Balod, as obras estarão abertas ao público das 10 às 22h, até o dia 13 de maio. Com um olhar diferenciado sobre o carvão e a estrada de ferro, Edi irá expor duas instalações, quadros, textos e outros objetos relacionados ao tema.

O ponto principal da mostra será a obra que caracteriza os trilhos da ferrovia, que cortam 12 cidades sul catarinenses e estão intimamente ligados à história da região. Com a utilização de dormentes, pregos e pedras, a instalação estimula o imaginário das pessoas que convivem com a ferrovia.

Outro trabalho de destaque será a “Vagoneta”, instalada sobre dormentes, com carvão ao redor e complementada por pedras, plantas e pregos de ferro. Segundo o artista, a instalação representa a revitalização ecológica das áreas degradadas pela mineração e que hoje recebem estudos e ações ambientais.

A FTC - A Ferrovia Tereza Cristina comemorou, em 1º de fevereiro, 10 anos de administração privada, como uma empresa sólida, geradora de emprego e renda, e um importante agente de desenvolvimento econômico e social da região. Com investimentos superiores a R$ 35 milhões, a companhia dobrou o volume de toneladas úteis transportadas, que passou de 1,3 milhões em 1996 (último ano administrado pela antiga Rede Ferroviária Federal SA) para 2,6 milhões de toneladas úteis movimentadas em 2006.

Além do crescimento registrado no período e um saldo de 25 milhões de toneladas movimentadas, a empresa reduziu em 95% o indicador de acidentes ferroviários.

Apresentando um transporte seguro e eficaz, a Ferrovia Tereza Cristina chega aos seus 10 anos comprovando também a qualidade de seus serviços por meio da certificação da ISO 9001:2000, conquistada em 2006. Neste ano, a FTC iniciou também os trabalhos para a implantação das normas ISO 14001, de gestão ambiental, e OHSAS 18001, de saúde ocupacional e segurança. A meta é obter estas certificações até 2008.

Mantendo os bons resultados, a FTC posiciona-se também como uma empresa cidadã e investe em projetos de Responsabilidade Sócio-ambiental, voltados para a preservação do meio ambiente, o bem-estar e qualidade de vida das comunidades por onde passa a linha férrea.

Fonte: Comunicação / FTC

LEIA TAMBÉM

21/09/2015

Concessionárias de ferrovias podem prorrogar contratos

. . .

21/12/2021

Do carvão mineral, o apoio às iniciativas sociais e ambientais do sul catarinense

. . .

14/01/2021

Salvaro defende soluções no Complexo Jorge Lacerda: "não deixar acontecer o que aconteceu com a Ford"

. . .