20/09/2006

Alunos conhecem Estação Ferroviária

Estudantes do Colégio Marista visitaram ontem (19 de setembro), a Estação Paz Ferreira, em Criciúma (SC), para conhecer melhor a Ferrovia Tereza Cristina (FTC). A visita faz parte do projeto “Casa Aberta”, que visa à aproximação da FTC com a comunidade e integra também as ações do Programa Paz na Linha, que tem como objetivo prevenir acidentes na linha férrea.

Os 26 alunos da escola, com idade média de seis anos, conheceram a estrutura da estação, as locomotivas e os vagões, o sistema operacional da empresa, e divididos em grupos puderam dar uma volta em um auto de linha, um carro adaptado aos trilhos que percorre a linha periodicamente para a manutenção dos trechos.

Eles também receberam uma palestra do Programa Paz na Linha, com informações sobre a prevenção de acidentes na via férrea, a história da ferrovia e sua função econômica e social na região. Outras ações do programa envolvem a conscientização de adultos com a distribuição de kits contendo sacolinhas de lixo para automóveis, adesivos e panfletos educativos perto dos cruzamentos rodoferroviários.

O que diz a lei: “Deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima, prevista no Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação”.

Dicas para evitar acidentes: - Antes de cruzar a linha férrea PARE, OLHE, ESCUTE. Respeite as placas de sinalização. - Não cruze a frente de um trem, isso além de caracterizar infração gravíssima, é também perigoso. - Nunca pare sobre os trilhos. - Nunca ande sobre os trilhos. - Estacione os veículos com, no mínimo, 6,5 metros de afastamento da linha férrea. - Não deixe crianças brincarem próximas aos trilhos.

Fonte: Comunicação / FTC

LEIA TAMBÉM

21/06/2022

Rodovias e ferrovias devem ser prioridades de infraestrutura para os próximos anos em SC

. . .

21/03/2006

Ferrovias serão prioridade para aplicação do governo em 2006

. . .

12/04/2011

Educação e esporte juntos no desenvolvimento de cidadãos

. . .