11/01/2024

Locomotiva restaurada pelo Museu Ferroviário de Tubarão será transportada nesta quinta-feira com apoio da FTC

O município de Lauro Muller/SC possui grande relevância para a história ferroviária sul-catarinense. Berço do carvão mineral na região sul catarinense, teve a primeira mina do Brasil, localizada a 2km da Estação Ferroviária, completando os 111 km da linha tronco original. Sua trajetória se confunde com a própria história ferroviária do sul do Estado. E, embora os trilhos já não percorrem seu território, as memórias afetivas permanecem nos lugares e nas pessoas.

A restauração, realizada pelo Museu Ferroviário de Tubarão, foi proposta por meio do projeto de valorização da história ferroviária do município de Lauro Muller/SC. A locomotiva, fabricada em 1949, pela empresa SKODA, ficará exposta para os moradores e visitantes em um memorial, integrado ao Eco Museu Serra do Rio do Rastro. A exposição faz parte das celebrações do aniversário de 67 anos de Lauro Muller.

O trabalho contou com a experiência e conhecimento de técnicos restauradores para que a locomotiva fosse preservada em seus mínimos detalhes. “É um grande orgulho ter mais uma locomotiva a vapor preservada para exposição. Assim a história também se preserva para as futuras gerações,” conta Flávio Machado, um dos integrantes da equipe de restauração do Museu Ferroviário de Tubarão. 

Após 10 meses de execução, a locomotiva a vapor e o vagão tanque serão transportados nesta quinta-feira (11). A Ferrovia Tereza Cristina será responsável por toda operação de embarque da máquina em Tubarão, além de apoiar, diariamente, os projetos que incentivam a preservação da memória ferroviária. 

Ampliação do desvio ferroviário
Na preparação para a chegada da locomotiva Santa Fé, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e Empresas Parceiras, realizaram a ampliação de 14 metros da linha férrea que fica em frente a estação. Os materiais foram doados pela ferrovia e o departamento de Via Permanente realizou a montagem e instalação da estrutura no local. 

Na última segunda-feira (8), o diretor da Empresa Railfer, Joel Dacoregio e o Gerente de Via Permanente da FTC, engenheiro Dirceu Oliveira, realizaram a entrega técnica da linha férrea. 

Museu Ferroviário de Tubarão
O Museu Ferroviário de Tubarão é mantido pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV), que é uma das mais relevantes instituições museológicas de temática ferroviária do Brasil. Com um acervo composto por cerca de quarenta mil itens de deferentes tipologias, tem como seu grande destaque a coleção de locomotivas a vapor, uma das maiores da América Latina. 

São vinte e um exemplares de diferentes modelos, nacionalidades e ano, cuja diversidade atrai a atenção de estudiosos, especialistas, aficionados e turistas que vêm a Tubarão para apreciar esse conjunto.  O museu fica aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.


LEIA TAMBÉM

05/11/2020

Empresas de Tubarão promovem ações voltadas à Saúde Emocional

. . .

06/09/2013

FTC promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes

. . .

05/12/2012

Ferrovia Tereza Cristina é homenageada em Brasília

. . .