21/12/2023

Ferrovia Tereza Cristina realiza inspeção cadastral na ponte ferroviária de Cabeçudas em Laguna

A Ferrovia Tereza Cristina realizou, nesta quinta-feira (21), uma inspeção cadastral regida pelas normas NBR 9452:2019 e 16230:2013 das Obras de Arte Especiais (OAE), concedidas à FTC. A iniciativa faz parte de uma das exigências do Contrato de Concessão e propõe-se garantir a segurança da operação ferroviária. 

“Ao realizar inspeções periodicamente é possível acompanhar, tecnicamente, as condições das OAE’s em termos de conservação estrutural, funcional e de durabilidade, o que é crucial para a análise da infraestrutura do transporte ferroviário, diante das variadas manifestações patológicas que possam surgir,” afirma o Gerente do Departamento de Manutenção de Via Permanente, engenheiro Dirceu Oliveira. 

O relatório de cada OAE é feito por meio de registros fotográficos, desenhos esquemáticos da planta do tabuleiro, seções típicas transversais e longitudinal, com suas respectivas medidas principais, vista dos elementos da mesoestrutura e infraestrutura quando aparentes, anomalias encontradas e aspecto geral do ponto de vista estrutural, entre outros. 

A Inspeção foi realizada em parceria com a Empresa ASL Empreiteira, que conta com profissionais aptos a inspecionar estruturas de concreto e aço, que definem e acompanham a realização de ensaios necessários, com apoio da Qualify Laboratório.

LEIA TAMBÉM

19/03/2021

Avançam decisões sobre o futuro da Termelétrica Jorge Lacerda

. . .

01/11/2012

Transporte ferroviário seria melhor saída para reduzir custo logístico de empresas brasileiras

. . .

15/06/2007

Treinamento aborda segurança nas operações ferroviárias

. . .