25/08/2023

ANTT participa de Workshop sobre desenvolvimento sustentável da matriz de transportes nacional

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta quinta-feira (24/8), do Workshop: Desenvolvimento sustentável da matriz de transportes nacional. O evento promovido pelo Ministério Público Federal foi realizado em Brasília e contou com a presença de diversos atores do setor de infraestrutura.

O objetivo do evento foi promover um ambiente de debate sobre as perspectivas, desafios e avanços do setor de transportes.

O workshop foi estruturado em quatro painéis, cada um focando em um modal específico de transporte: ferroviário, rodoviário, aquaviário e o último sobre multimodalidade. A ANTT teve um papel de destaque durante o painel ferroviário, com o diretor-geral da Agência, Rafael Vitale, compartilhando os avanços regulatórios no setor nos últimos anos.

Na ocasião, Vitale falou sobre a importância das ferrovias para promoção do equilíbrio da matriz de transportes e o desenvolvimento da infraestrutura do país. “Esperamos migrar de corredores ferroviários para realmente ter uma malha interligada, de modo que as ferrovias passam a fazer parte da logística nacional. Com isso, conseguiremos bater a meta de equilibrar a matriz de transporte e chegar de 35% a 40% de transporte realizado por meio das ferrovias até 2035.”

De acordo com o diretor-geral a presença da ANTT no evento demonstra o compromisso da Agência com o diálogo construtivo e a colaboração entre os diversos atores do setor de transporte. “O compartilhamento de informações e a troca de ideias nesses encontros são fundamentais para a busca de soluções conjuntas que impulsionem a sustentabilidade e a eficiência da matriz de transporte nacional”, ressaltou Vitale.


Fonte: ANTT

LEIA TAMBÉM

17/01/2013

Governo passa a exigir cota de participação nacional no PAC

. . .

18/05/2015

Porto de Imbituba projeta investimentos

. . .

11/06/2018

Prevenção ambiental: Ligação ferroviária até o Porto de IB reduz a emissão de dióxido de carbono em 98%

. . .