19/11/2021

Empresas promovem semana de segurança com foco em atenção e uso de tecnologias

Entre os dias 16 e 19 de novembro, a Tubarão Saneamento em parceria com a Ferrovia Tereza Cristina promoveram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), com o tema: “Atenção plena: é mais do que apenas estar presente”. A pauta foi escolhida com o objetivo de alertar as pessoas sobre a realização de diversas tarefas de forma simultânea, devido a rotina acelerada na qual vivemos.

 

A SIPAT é uma das oportunidades que as empresas têm para promover ações com o objetivo de despertar a prevenção e o exercício sadio e seguro das atividades, relacionando estas práticas à melhoria na qualidade de vida, também no ambiente externo.

 

Para iniciar a semana, as empresas contaram com a presença do jornalista, apresentador de tv, rádio e colunista Raphael Faraco, que compartilhou sua experiência nas multifunções que atua, buscando manter o equilíbrio com a vida pessoal. 

 

Na quarta e quinta-feira (17 e 18), os colaboradores participaram de palestras sobre direção segura com Rodrigo Bremenkamp, motivação no trabalho com Tailson Vieira, sobre viver o momento presente com Darlan Albino, saúde como bem-estar físico e mental com Marcos Paulo Huber e as redes sociais e riscos inerentes com Ricardo Vicente. Para fechar a semana, José Antonio Matiolla, mestre em ciências da linguagem, abordou sobre “Atenção x Informação”.

 

Durante todos os dias de SIPAT foram relembradas orientações e compartilhados aprendizados de iniciativas que podem e devem ser incorporadas no dia a dia de cada colaborador, para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

 

Segundo o diretor da Tubarão Saneamento, Paulo Eduardo Canalles destaca que "nossa meta vai além de proporcionar uma semana de atividades, mas fazer com que os hábitos sejam aos poucos modificados, beneficiando a saúde dos colaboradores e familiares”.

 

Para todas as profissões, a atenção plena é essencial. No setor ferroviário não é diferente. A direção da Ferrovia Tereza Cristina entende que o tema é prioridade na empresa, que tem a segurança e confiabilidade como meta. "Viver o momento presente, considerando os muitos estímulos que temos nos dias de hoje, nem sempre é possível. Mas precisamos estar conscientes dos riscos causados por isso, e exercitar nosso foco, seja no trabalho ou no momento de lazer", afirma o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.

LEIA TAMBÉM

07/10/2009

Ferrovia participa da FEINCOS/PRODUSUL 2009

. . .

29/03/2019

Excesso de lixo nas linhas férreas aumenta a proliferação de doenças e insetos

. . .

26/04/2005

Criciúma ganha “Praça do Ferroviário”

. . .