13/09/2021

A volta do transporte ferroviário de cargas entre Forquilhinha e Criciúma

A Ferrovia Tereza Cristina retomou o transporte de cargas no ramal de Forquilhinha no início de setembro, levando o carvão mineral para a geração de energia à Usina Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.


Os trens saem do pátio ferroviário localizado no bairro Pinheiro, em Criciúma, e seguem até o município de Forquilhinha. Além dos bairros Pinheirinho e Jardim Angélica, costeia também o Sangão, em Criciúma. O ramal passa próximo de regiões bastante habitadas e com tráfego constante. Logo, a atenção dos condutores deverá ser redobrada.


Para atender a retomada deste ramal nas oito passagens de nível, todas elas foram equipadas com a devida sinalização ferroviária ativa (sinais sonoros e luminosos), sensor de aproximação, readequação da caixa de embarque para carregamento e a remodelação da linha férrea.


A operação da nova carbonífera South Mineração, segundo Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma e sócio da empresa, tem o propósito de recuperar áreas degradadas e já gerou mais de 50 empregos para a região.

LEIA TAMBÉM

06/01/2022

Bolsonaro sanciona projeto que obriga contratação de térmicas a carvão até 2040

. . .

26/07/2024

Movimento de cargas nas ferrovias de SC cresce 8,9% no primeiro semestre de 2024 e fica acima da média nacional

. . .

08/05/2015

Ferroviários são homenageados pela ANTF e Câmara dos Deputados

. . .