04/01/2013

Milhares de crianças acompanharam a chegada do Papai Noel Ferroviário, no Sul de Santa Catarina

“Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez. Então é Natal, a festa cristã, do velho e do novo, do amor como um todo. Então bom Natal e um ano Novo também, que seja feliz quem, souber o que é o bem... Pro rico e pro pobre, num só coração. Pro branco e pro negro, amarelo e vermelho, pra paz afinal”.

E foi nesse clima de festa e renovação, que o Papai Noel Ferroviário, na companhia de 47 voluntários da Ferrovia Tereza Cristina e Transferro, passou por 29 comunidades, inseridas ao longo da linha férrea, nos 14 municípios em que a FTC atua.

Magia e emoção, sentimentos impressos no rosto de cada criança, aliado ao gesto solidário dos papais e mamães-noéis ferroviários, bem descrevem a 16ª edição do Trem de Natal, um projeto social da empresa, que vai muito além do transporte de cargas, já que carrega também, esperança e solidariedade. Pelos trilhos da FTC, nos dias 12 e 13 de dezembro (quarta e quinta-feira), passaram com vagões carregados de brinquedos. Mais de 17 mil carrinhos, bonecas e bolas, foram entregues a 11 mil crianças.

Para a Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas e coordenadora do projeto, Eliane Maria Fernandes de Souza, o sentimento é muito maior do que o de missão cumprida. “Realizamos o Trem de Natal há 16 anos e em cada ano nos surpreendemos. A emoção toma conta de toda a equipe, que se sensibiliza com o carinho recebido das crianças e dos pais. É muito gratificante beneficiar as milhares de famílias, que moram ao longo da linha férrea. Saber que você está transformando o Natal delas, compensa todo o envolvimento e dedicação”, relata.

O tradicional Trem de Natal, que já faz parte do calendário de muitas famílias, envolveu milhares de pessoas, que ao ouvirem o apito do trem, anunciando a passagem da locomotiva e seus vagões, com o Bom Velhinho e seus ajudantes a bordo, acenavam e sorriam retribuindo o carinho recebido.

Segundo a dona de casa, Maria de Lurdes Pereira, de Criciúma, seus quatro filhos aguardavam ansiosos a passagem do Trem de Natal da Ferrovia. “Não tenho palavras para descrever o brilho no olhar de meus filhos. Eu também me emociono com o Papai Noel, até hoje, e sou grata, pois graças a ele, meus filhos terão presentes neste Natal”, comemora.

O clima natalino sensibiliza as pessoas. Pequenos gestos geram grandes transformações. Para a Analista de Recursos Humanos da FTC, Gisele Adriano de Oliveira, é um privilégio poder fazer parte de uma equipe que tem como principal objetivo, tornar o Natal de muitas crianças mais feliz. “Durante meses vivemos a magia do Natal, com os preparativos do Trem. Ver mais uma edição acontecendo e sendo coroada de sucesso justifica todo o nosso trabalho. Não tem satisfação melhor do que receber em troca o sorriso dessas crianças. São dois dias de muita realização”, comemora Gisele.

Neste ano, mais de 450 quilos de balas também foram distribuídos nos trajetos entre Siderópolis e Tubarão, e de Capivari de Baixo à Imbituba.
Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

07/03/2006

Transportes de carga cresce 13% e projeta aumento

. . .

29/03/2007

Ferrovia participa do Programa Ação Total

. . .

05/04/2013

Ferrovias investem R$ 4,9 bilhões e transportam 1,3% mais em 2012

. . .