05/09/2010

Corrida Rústica atrai 400 atletas de todo o Brasil

A Praça Tereza Cristina, em Tubarão, foi palco da tradicional Corrida Rústica da Ferrovia Tereza Cristina e Transferro Operadora Multimodal neste domingo (05/09). Em sua sétima edição, a prova atraiu atletas dos estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O alto nível dos competidores quebrou a invencibilidade de seis anos do corredor Claudinei Ribeiro, de Criciúma. “Participo desde a primeira edição, mas esse ano a concorrência estava excelente. A premiação também é um incentivo para que novos corredores participem. A organização novamente está de parabéns e com certeza voltarei em 2011”, valoriza.

O vencedor da categoria geral, João Gustavo Assumpção, bateu o recorde na prova, completando o percurso de 4.400 metros em 12 minutos e 12 segundos, e conta que todas as vitórias são bastante emocionantes, mas esta em Tubarão merece destaque. “Já estou com 45 anos e por ser uma prova rápida competir com essa gurizada, que tem mais gás para provas curtas, é um desafio maior. A corrida foi suada. Temos que nos superar a cada passada, porque a idade limita e as pernas não vão mais”. Assumpção dedica à vitória a Polícia Militar de Florianópolis. “Recebo o apoio deles e tenho me empenhado bastante nos treinos, e com a benção de Deus estamos aqui em mais um pódio”, completa.

Além do incentivo à prática esportiva, a Corrida Rústica também é um exemplo de superação como é o caso de José Darci Ferreira Diogo, que é deficiente visual. “Sempre gostei de correr, é a segunda prova que participo. Com o Peter me guiando, podemos mostrar que é possível, que é só ter força de vontade". O professor Peter Correa Rosa que acompanha Diogo no percurso e realiza os treinamentos diz que estar na corrida com ele é apenas um detalhe. “Na verdade é ele que nos motiva, pois muitas pessoas reclamam de tão pouco e o Diogo é um exemplo para essas pessoas. Através do incentivo dele queremos buscar outros meios de promover atividades físicas para pessoas com necessidades especiais”, ressalta Peter.

As mamães também prestigiaram seus filhos, como Márcia Meurer Nunes, que trouxe a filha Julia, 13 anos, para participar. Ela ficou em quinto lugar na categoria correspondente a sua idade. “Nós queremos uma sociedade com qualidade de vida e investir no esporte é muito importante, ainda mais no meu caso que envolve educação, qualidade de vida e inclusão. Minha filha é uma menina que tem necessidades especiais e está inclusa na sociedade participando das atividades físicas como essa corrida promovida pela ferrovia. Ela faz parte do programa de educação física da UNISUL, que realiza atividades de atletismo. O evento está aprovado e no próximo ano, eu também quero participar como corredora”, adianta.

Joe Luiz de Campos Filho, 14 anos, é cadeirante, fez a inscrição na escola e teve todo o apoio dos pais para participar. “O pai dele também se inscreveu para apoiá-lo. É uma maneira de incentivar o esporte para cadeirante, pois é muito importante para ele. Também é uma maneira de integrá-lo com a comunidade”, valoriza a mãe Begamar Motta.

Seguindo os passos dos adultos, as crianças também compareceram em grande número na competição. A atleta Nicoli de Rossi Vieira, 5 anos, ficou em primeiro lugar da sua categoria e diz que gosta do esporte e já coleciona medalhas de outras competições. O pai, Juliano de Moraes Vieira, é quem incentiva e conta que essa é a primeira vez que os dois participam juntos da competição. “Quando fui fazer a minha inscrição, a Nicoli também quis participar. É muito importante a iniciativa da FTC em promover ações como essas, para trazer a ideia de saúde para as crianças também. Ainda mais com essa realidade que enfrentamos onde muitas crianças estão envolvidas com drogas, cigarro e álcool”, valoriza.

Os primeiros colocados da categoria geral masculino e feminino foram:

Geral Masculino
1º João Gustavo Assumpção 2º Glênio Caetano Rodrigues 3º Gilialdo Koball 4º Claudinei Ribeiro 5º Ricardo Júlio dos Santos

Geral Feminino
1º Rosângela G. da Silva 2º Solange Luebke de Souza 3º Taíze Silva 4º Aline de Souza dos Santos 5º Vera Lúcia Camargo Guedes

Mais fotos podem ser acessadas no link Informativos

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

30/11/2012

Papai Noel chegará de trem no sul de Santa Catarina

. . .

31/08/2021

Governo edita MP que institui o marco legal do transporte ferroviário

. . .

11/05/2020

Famílias contam com ajuda de empresários e prefeituras

. . .