16/06/2014

Ministro dos Transportes se reúne com representantes das ferrovias

César Borges afirma que quer ampliar o diálogo na busca do melhor modelo para resolver os gargalos da malha ferroviária

Representantes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e das concessionárias de ferrovias, América Latina Logística (ALL), Ferrovia Tereza Cristina (FTC), MRS Logística, Valor da Logística Integrada (VLI), Vale e Transnordestina (TLSA) se reuniram com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília (DF). No encontro, foram apresentados os principais pleitos das ferrovias de carga que dependem de apoio do governo para serem concretizados.

O presidente executivo da ANTF, Gustavo Bambini, iniciou a reunião elogiando a importância dada, pelo Governo Federal, ao sistema de infraestrutura ferroviária do País, que passou a ser estruturado, depois de muitos anos, pelo Programa de Investimento e Logística (PIL). Para Bambini, trata-se de uma política pública de Estado fundamental para o desenvolvimento do setor, e que tem por desafio integrar um novo modelo de concessão com aquelas atualmente vigentes. “O papel da ANTF é de somar esforços para que essa integração e o êxito do PIL se concretizem”, afirmou Bambini.

A primeira solicitação feita pelo presidente executivo da ANTF, ao ministro, foi a inclusão do Programa de Segurança Ferroviária (PROSEFER), no Plano de Aceleração (PAC3). O programa é composto por um estudo que indica as principais obras necessárias para garantir maior segurança nas ferrovias de carga e, consequentemente, aumentar a eficiência operacional.

Bambini também pediu o auxílio do ministro para que as questões que envolvem o passivo trabalhista da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) sejam resolvidas com mais agilidade. Outro ponto importante apresentado ao ministro César Borges refere-se ao biodiesel. Entre as solicitações, está a retirada da obrigatoriedade de utilização do produto misturado ao diesel, combustível usado pelas locomotivas.

Após ouvir os argumentos dos representantes das ferrovias, Borges sugeriu a criação de uma câmara temática ou um grupo de trabalho, integrado por representantes do governo e das ferrovias para que os problemas sejam hierarquizados e solucionados. O ministro dos Transportes destacou ainda que os resultados positivos que constam no balanço do transporte ferroviário de cargas demonstra a importância do modal para a economia brasileira. Borges enfatizou ainda que a ANTF tem um papel importante no diálogo e interface com o governo.

Ao final do encontro, o presidente executivo da ANTF convidou Borges para participar do VI Brasil nos Trilhos, principal evento das ferrovias do País, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto.
Fonte: Comunicação ANTF

LEIA TAMBÉM

31/01/2020

Há 23 anos a ferrovia gera resultados na economia catarinense

. . .

19/10/2020

São Paulo anuncia investimento de R$ 6 bilhões em ferrovias

. . .

13/07/2021

Modal ferroviário pode mais que dobrar de participação na logística brasileira em 15 anos

. . .