11/06/2014

Meio Ambiente: Sustentabilidade sobre os trilhos

Com uma malha ferroviária de 164 Km, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que passa por 14 cidades do Sul catarinense carrega também, a responsabilidade de prevenir e preservar o meio ambiente. A empresa direciona investimentos em diversas ações e iniciativas sustentáveis, tanto aplicáveis à comunidade interna quanto externa. O trabalho de conscientização pode ser observado por meio dos mutirões de limpeza realizados ao longo da linha férrea, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras, incentivo ao plantio de mudas, entre outros trabalhos ambientais.

Recertificada na ISO 14001, Gestão Ambiental, a FTC reforça seu empenho e compromisso na busca pelo desenvolvimento sustentável. Em 2005, a Ferrovia adotou um modelo de vagão ecológico, confeccionado a partir de plástico reciclado. Desenvolvido pela equipe de manutenção de vagões, a caixaria do equipamento, que era produzido em madeira de lei, e o assoalho em chapa de aço, foram substituídos por plástico reciclado. O maior benefício da tecnologia é a preservação da mata, pois para a fabricação de cada vagão era necessário sacrificar duas árvores adultas, com diâmetro médio de 90 cm, de madeira de lei.

Outra grande vantagem é que a matéria-prima utilizada para fazer o plástico reciclado é retirada dos lixões. São embalagens de defensivo agrícola, controladas pelo governo, sacos plásticos, tubos de xampus e de sabonetes, todos os materiais compostos de polietileno de alta densidade que levariam muitos anos para decompor, se descartados na natureza.

Tratamento de Resíduos: Em 2013, mais de 120,85 toneladas de resíduos sólidos (Classe I, sucatas metálicas e outros recicláveis) foram gerenciados pela Ferrovia, além de 21,4 mil litros de óleo, também encaminhados à reciclagem.

Mutirões de Limpeza: A FTC promoveu três mutirões de limpeza e trabalhos de educação ambiental, em comunidades lindeiras no ano de 2013, com o objetivo de esclarecer sobre os perigos e riscos do acumulo de lixo nas margens ou sobre a linha de trem. Ao todo, foram retiradas 396 toneladas em Tubarão, Imbituba e Criciúma.
Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

11/04/2013

ANTF participa de audiência pública sobre ferrovias

. . .

04/06/2020

Dia do Meio Ambiente é uma oportunidade para mudança de hábitos

. . .

03/12/2018

Projeto Social da FTC distribuirá mais de 25 mil brinquedos

. . .