18/05/2015

Porto de Imbituba projeta investimentos

O Porto de Imbituba tem como meta atingir 6 milhões de toneladas em movimentação de cargas dentro de dois anos. Se o porto mantiver o ritmo de crescimento que obteve de 2013 para 2014, que foi de cerca de 30%, a meta deve ser atingida. Os dados de 2015, porém, demonstram que até abril ocorreu uma queda no número de toneladas embarcadas.

Os dados indicam que, em 2013, o Porto de Imbituba movimentou cerca de 2,5 milhões de toneladas de cargas. Já em 2014, o número saltou para cerca de 3,4 milhões.

De acordo com o diretor administrativo do Porto, Marcelo Schlichting, a meta em 2015 é justamente manter os 30% de crescimento atingidos em 2014. “Para conseguir esse crescimento que buscamos, temos adotado medidas arrojadas, como a concessão de descontos, ações junto à Marinha Mercante para incrementar os destinos de exportação e também estamos buscando a consolidação de um terminal de grãos agrícolas não transgênicos, mecanizado e automatizado”, cita.

Esse investimento deve se consolidar nos próximos anos. “Em 2015 estamos buscando as condições jurídicas para esse terminal, queremos finalizar a parte burocrática necessária. Esperamos começar a construir em 2016”, conta o diretor. Hoje, o porto atua com movimentação de grãos, mas a intenção é aumentar a movimentação desses produtos através do terminal automatizado.

Acesso Outra melhoria que a administração do porto, hoje a cargo do Estado de Santa Catarina, através da SCPar, busca, juntamente com a prefeitura de Imbituba, é a melhoria da pavimentação e acesso ao porto. Em fevereiro, o acesso norte do município de Imbituba, que liga a BR-101 ao Porto de Imbituba, foi tema de reunião do Conselho de Autoridade Portuária.

O projeto de duplicação da via, que abrange as avenidas Marieta Konder Bornhausen e Manoel Florentino Machado, já existe e deve ser executado com recursos do governo estadual. Marcelo ressalta que também é uma meta a ampliação da área de armazenagem, melhorando a retaguarda do porto.

Dados de 2015 ainda não mostram incremento no número de toneladas

Até a metade de maio de 2015 o Porto de Imbituba já havia embarcado cerca de 1,06 milhão de toneladas de cargas. De janeiro a abril, o dado é de pouco mais de 995 mil toneladas, o que demonstra uma queda em torno de 8,8% em relação ao mesmo período de 2014, ano em que, de janeiro a abril, foram 1,091 milhão de toneladas movimentadas.

Em relação aos contêineres movimentados, porém, 2015 já está próximo de igualar os números totais de 2013. Naquele ano, foram 13,887 contêineres movimentados, com um salto de 41.617 contêineres em 2014. Em 2015, até a metade do mês de maio, já foram movimentados 12.207 contêineres.

Uma das apostas para que a movimentação cresça na segunda metade de 2015 são algumas das obras que vão melhorar o acesso da região Sul de Santa Catarina e também devem contribuir para o crescimento do Porto de Imbituba, ressalta o diretor administrativo.

A finalização dos trabalhos de duplicação da BR-101 é um exemplo. “Certamente vai contribuir muito para a ampliação dos embargues no porto e, percebendo isso, já estamos fazendo um trabalho de prospecção de novos mercados que podem utilizar o porto. O Sul é uma região que tem potencial e precisa encontrar alavancas para o desenvolvimento, e o Porto de Imbituba certamente é uma ferramenta”, conclui Marcelo.
Fonte: Jornal Diário do Sul

LEIA TAMBÉM

20/12/2004

FTC entrega duas locomotivas para o Museu Ferroviário

. . .

07/04/2015

Operadoras Logísticas sustentam crescimento para 2015

. . .

03/07/2023

Projetos em estudo poderiam mais que duplicar a malha ferroviária

. . .