22/09/2009

FTC e TF promovem Semana de Prevenção

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Ferrovia Tereza Cristina e da Transferro Operadora Multimodal é realizada de 21 a 25 de setembro, e está repleta de atividades que irão reforçar os conceitos e ações preventivas de segurança para clientes, colaboradores, parceiros e comunidade em geral.

Durante todo o ano as empresas trabalham a prevenção de forma intensa e contínua com treinamentos, reciclagem e aquisição de equipamentos de proteção individual e coletiva. Para enfatizar que a prevenção é fundamental, é realizada a SIPAT, que propõe dias cheios de muita informação e atividades que vislumbrem o incentivo a práticas seguras e sadias tanto no ambiente de trabalho como no lazer.

O tema escolhido ‘Comportamento e Segurança’, procura mostrar que a base para a segurança não é somente o uso de equipamentos de proteção ou treinamentos intensivos sobre como manusear uma máquina. O início de tudo está na palavra consciência. “É ela que determina nossas atitudes, que nos faz distinguir o certo do errado. A consciência está intimamente ligada com a mudança de comportamento. A dificuldade está na hora de estipular alterações na rotina de trabalho, pois isso incomoda. A ilusão de que um acidente nunca acontecerá conosco ainda resiste, mesmo com a facilidade da informação e o conhecimento de tantos casos de acidentes com pessoas próximas”, alerta o Técnico de Segurança do Trabalho da FTC, Cleber Paes.

Segundo estatísticas de 2009 da Organização Internacional do Trabalho os acidentes do trabalho são a causa da morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo, e de acordo com a Organização, esses números representam mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos. Somados a esses números são registrados em média quase 270 milhões de acidentes não fatais e 160 milhões de novos casos de doenças no ambiente de trabalho.

Esses números refletem diretamente na economia do país e das empresas. A falta de prevenção dos acidentes gera um rombo nos cofres públicos. A Organização Internacional do Trabalho estima que 4% do produto interno bruto (PIB) mundial seja gasto em decorrência de acidentes de trabalho. O Brasil fica entre 3% e 5%. Em 2007, foram R$ 80 bilhões gastos.

Neste contexto a Ferrovia Tereza Cristina e a Transferro trabalham intensamente para reduzir essas estatísticas e se mostram empresas comprometidas, cientes dos riscos decorrentes de suas atividades. Mais do que sabedoras, buscam a melhoria contínua de suas práticas, de forma planejada, com envolvimento das lideranças e demais colaboradores, procurando agir preventivamente no que se refere à saúde e segurança.

A justificativa para tanto é simples, o colaborador sadio é a chave para um desempenho eficaz e promissor de qualquer instituição.

Confira a programação da Semana:

Quarta - 23/09
13h45 - Palestra: A importância da coleta e do rerrefino de óleo lubrificante Palestrante: Carla Machado - Grupo Lwart 15h45 - Gincana Local - Oficina Henrique Lage
Quinta - 24/09
13h45 - Palestra: Fonte da Juventude - Hábitos para a vida Palestrante: Hudson Mafra 15h45 - Gincana Local - Pátio Estação Capivari
Sexta - 25/09
13h45 - Palestra: Quando ouvir é mais importante que ver: o som nas edificações Palestrante: Elvira Viveiros 15h45 - Premiação Gincana / Encerramento Local - Auditório FTC

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

29/01/2021

Uso de ferrovias para transporte de grãos ganha espaço no Brasil, diz estudo

. . .

01/12/2021

O papel do carvão mineral na transição energética

. . .

20/05/2009

FTC promove melhorias na comunidade

. . .