05/06/2009

Sustentabilidade sobre os trilhos

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é celebrada desde 1972, quando a Organização das Nações Unidas, ONU, realizou seu primeiro encontro sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida até hoje como Conferência de Estocolmo.

De lá para cá, o dia ou a semana em torno de 5 de junho é usada por pessoas e instituições para festejar a beleza da natureza, a força da vida, e ainda para alertar sobre a degradação do meio ambiente e a importância da educação ambiental. No entanto, assim como os danos, a resposta da natureza para os impactos não dura só um dia ou uma semana, e a responsabilidade ambiental, da mesma forma, deve fazer-se presente no cotidiano de cada um.

Já naquela conferência, a ONU estabeleceu uma Declaração Sobre o Ambiente Humano, com Plano de Ações para orientar atitudes humanas, atividades econômicas e políticas com o objetivo de garantir maior proteção ambiental. Entretanto, hoje ainda são poucos os que trabalham efetivamente pela causa.

No sul de Santa Catarina, a Ferrovia Tereza Cristina, tem a responsabilidade ambiental como um diferencial de qualidade na prestação de seus serviços. Ciente dos impactos de sua atividade para o meio ambiente, a FTC, busca constantemente prevenir a poluição do meio ambiente, gerenciar danos, evitar ocorrências e/ou minimizar seus efeitos aos colaboradores e à comunidade.

Em outubro de 2008, a Ferrovia teve seus trabalhos nesse âmbito reconhecidos com a conquista da ISO 14001, gestão ambiental, certificação que reafirma o compromisso da empresa com a preservação e a sustentabilidade.

“Com a privatização, em 1997, assumimos também este compromisso. Em uma empresa centenária como a Ferrovia, projetada em tempos nos quais a preocupação era restrita ao desenvolvimento econômico, é necessário corrigir os erros do passado. Essa causa é nossa responsabilidade. Temos que fazer nossa parte, servir de exemplo, chamar a atenção de todos para a importância da reeducação, da mudança de hábitos”, declara o diretor-presidente, Benony Schmitz Filho.

Entre os projetos desenvolvidos internamente pela FTC na área ambiental estão a coleta seletiva, redução de resíduos e reciclagem. Além disso, a empresa realiza atividades externas voltadas aos cuidados e a preservação.

“A gestão ambiental em empresas tem o objetivo de ordenar as atividades para prevenir ou minimizar impactos ambientais. Na FTC, incentivamos os colaboradores a realizarem melhores práticas dentro da empresa e com isto disseminamos a conscientização ambiental entre eles, que levam para fora dos limites da organização a responsabilidade de garantir para as futuras gerações um ambiente ecologicamente equilibrado”, explica o Técnico de Controle Ambiental, André Guaresi.

Conheça alguma das ações Ambientais da FTC

Eco-vagão

Uso de modelo de vagão ecológico, confeccionado a partir de plástico reciclado que substitui as tábuas de madeira.

Semanas do Meio Ambiente

Participação com trabalhos de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, distribuição de materiais informativos, sacolas de lixo para carros e mudas de árvores.

Palestras internas e externas

Temas sobre coleta seletiva de lixo, combate à dengue, desperdícios de água e luz e outros assuntos relacionados, também são transmitidos aos colaboradores, através de programas como o "Cinco Minutos de Prevenção" e o "Diálogo Setorial", e à comunidade externa com a realização de eventos informativos.

Educação Ambiental

Realizada nas escolas da região através de palestras, distribuição de materiais informativos, esclarecimento de dúvida sobre coleta seletiva de lixo, combate a dengue, desperdícios de água e luz e outros assuntos relacionados.

Parceria com mineradoras

União para melhoria da área em torno das caixas de embarque de carvão mineral, com o ajardinamento das mesmas para evitar erosão.

Mutirões de Limpeza

Realizados ao longo da linha férrea, com colaboradores voluntários e a participação da comunidade, trabalham educação ambiental e promovem o recolhimento e encaminhamento correto do material descartado nestas localidades.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

01/11/2021

Demanda de cargas transportadas por ferrovias segue em alta

. . .

23/12/2003

Já é Natal na beira dos trilhos

. . .

16/05/2011

Governo planeja investir R$ 7 bi em segurança ferroviária

. . .