19/09/2014

FTC realiza campanha de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Com o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, a Semana Nacional de Trânsito está movimentando o país. Em Tubarão, diversas atividades ocorrem até o próximo dia 25, com o intuito de orientar para os cuidados necessários no trânsito, bem como mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. A programação é coordenada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Segurança e Patrimônio, com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Ferrovia Tereza Cristina (FTC).

Nesta sexta-feira (19), colaboradores voluntários da Ferrovia, por meio do Programa Paz na Linha, distribuíram kits compostos de sacolinha de lixo para automóveis, adesivo e panfletos com dicas para evitar acidentes na linha férrea. Com o apoio da Polícia Militar e a Guarda Municipal de Tubarão, a equipe buscou conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes envolvendo veículos, pedestres, ciclistas e trens.

Segundo o coordenador do Programa, André Guaresi, atitudes simples podem evitar muitos acidentes. “Não colocar lixo nos trilhos, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea, além de manter a distância de 6,5 metros ao caminhar próximo à linha são algumas das principais atitudes preventivas”, descreve Guaresi.

Ele orienta também para que as pessoas não caminhem sobre os trilhos e não deixem crianças brincarem no local. “Alguns utilizam a ferrovia como atalho para chegar em casa; bicicletas e motos são vistas frequentemente nos caminhos ao lado do trilho e dentro da faixa de segurança, isso é errado e perigoso. Os trilhos servem apenas para a passagem dos trens e não podem ser utilizados para outros fins”, ressalta.

Paralelo ao trabalho com os adultos, a Ferrovia vem desenvolvendo a conscientização em escolas, onde desde o início do ano centenas de alunos já receberam informações do Programa Paz na Linha. Durante as visitas, os colaboradores da FTC falam sobre a prevenção de acidentes na via férrea, a história da ferrovia e sua função econômica e social na região. Em 2013, o programa encerrou suas atividades com saldo positivo, tendo levado informações sobre a segurança na linha férrea para mais de 8,6 mil condutores rodoviários e 1,2 mil alunos da região.

O que diz a lei: “Deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima, prevista no Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 191,54 e acúmulo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação”.

Dicas para evitar acidentes:
- Antes de cruzar a linha férrea PARE, OLHE, ESCUTE. Respeite as placas de sinalização; - Não cruze a frente de um trem, isso além de caracterizar infração gravíssima, é também perigoso; - Nunca pare ou ande sobre os trilhos; - Estacione os veículos com, no mínimo, 6,5 metros de afastamento da linha férrea; - Não deixe crianças brincarem próximas aos trilhos.
Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

28/11/2007

Estudantes de Laguna recebem o Programa Paz na Linha

. . .

24/10/2005

Ferrovia recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Tubarão

. . .

17/07/2006

Ferrovia doa cobertores no inverno

. . .