04/12/2008

FTC premia escolas da região Sul de SC

Semear cuidados e a segurança com as atividades ferroviárias é o principal objetivo do Programa Paz na Linha, da Ferrovia Tereza Cristina. Uma das atividades realizadas pelo projeto é a visita às escolas que ficam próximas aos trilhos, para que além de receber orientação os alunos se tornem multiplicadores das informações.

Em 2008 a Ferrovia Tereza Cristina encerra o ano colhendo os frutos do projeto. Após as visitas, realizadas no mês de setembro, os estudantes participaram de um concurso de desenho e redação, com o tema “Cuidados ao atravessar a linha do trem”. No dia 28 de novembro, foram premiados os melhores trabalhos nas duas categorias.

Participaram do concurso alunos das escolas Vitório Búrigo, em Estação Cocal, Pietro Macari e Ignácio Mrotskouski, em Morro da Fumaça. Além de mostrarem seus conhecimentos e habilidades nas atividades propostas os alunos concorriam a bicicletas.

Emoção durante a entrega dos prêmios

A premiação na escola Ignácio Mrotskousk foi marcada pela emoção. De acordo com o técnico em Segurança, Marcelo Batista Cruz, a cerimônia foi uma sucessão de surpresas.

“Ao chegarmos lá, as professoras correram para o portão e insistentemente perguntavam se era o ‘lukinha’ que havia ganhado. Como não lembrava o resultado, fui olhar, com certa apreensão devido à pressão das professoras, e quando li o nome do aluno tratava-se de Lucas Cascaes Vieira, de 10 anos, da 2ª série. Imediatamente a emoção tomou conta de todos e não sabíamos o porquê da torcida’, relata Batista.

Foi quando a Diretora do colégio explicou para a equipe da FTC que o garoto, de família humilde, sonhou com o pai, falecido há um ano. No sonho o pai de Lucas dizia que ele iria ganhar a bicicleta no concurso da Ferrovia.

“Ainda impressionado, fui até onde estavam as crianças e perguntei quem achava que tinha ganhado, Lucas levantou rapidamente a mão e disse: ‘eu’”, relembra Batista.

Na escola Vitório Búrigo outra surpresa, também agradável. A vencedora Caroline Niero, 14 anos, contou admirada ao receber o prêmio, que nesta semana haviam roubado sua bicicleta e ela estava muito triste.

“Quando entregamos o prêmio à menina disse que o homem lá em cima não dorme, e que ela venceu devido ao seu talento”, acrescenta Batista.

Conheça os vencedores

Categoria Redação

Caroline Niero – 8ª série – Escola Vitório Búrigo Natany de Souza Felício – 5ª série – Escola Pietro Macari

Categoria Desenho

Lucas Cascaes Vieira – 2ª série - Escola Ignácio Mrotskouski Érika Regina Soratto – 3ª série – Escola Vitório Búrigo João Vitor Figueredo – 4ª série – Escola Pietro Macari

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

11/06/2014

Meio Ambiente: Sustentabilidade sobre os trilhos

. . .

20/04/2020

O ‘day after’ desta crise nos trará um mundo com outros hábitos

. . .

31/01/2020

Há 23 anos a ferrovia gera resultados na economia catarinense

. . .