18/06/2008

Maquete da FTC ficará em exposição na SATC

A maquete projetada e confeccionada por colaboradores da Ferrovia Tereza Cristina fez tanto sucesso na Feira Nacional da Indústria Metalmecânica e Mineração, realizada em Criciúma de 10 a 13 de junho, que já recebe propostas para novas exposições.

A Associação Beneficente da Indústria Carbonífera da Santa Catarina (SATC), localizada em Criciúma, estará expondo a maquete no hall de entrada da instituição para alunos e visitantes, de 18 a 27 de junho. Quem quiser visitar a obra de arte, deve entrar em contato com o departamento de marketing da SATC, no período vespertino pelo telefone (48) 3431-7524.

Atração na Sul Metal

A réplica chamou a atenção de muitos visitantes na Sul Metal. “Gostei muito, achei super criativa. O relato do processo ficou preciso, e a montagem realista. Mostra muito bem esse ciclo econômico”, elogia a estudante Maria Júlia Grassi, visitante da feira.

A maquete é um resumo do circuito da malha da FTC, que vai de Siderópolis até Imbituba. Ela retrata o caminho percorrido pelos trens, como a Tractebel, o túnel de Siderópolis e o Porto de Imbituba. As locomotivas em movimento enriquecem ainda mais a obra-prima.

Albertina Comim veio para visitar o estande da empresa de um familiar, mas parou no caminho para observar a obra. “É encantador ver a minha cidade (Siderópolis) assim! Fiquei apaixonada!”, exclamou.

Criada pelos próprios colaboradores da empresa, a réplica é dividida em quatro módulos e representa uma das atividades econômicas mais importantes da região, o ciclo do carvão.

O primeiro módulo mostra o túnel de Siderópolis e ilustra a extração de carvão, realizada na região. Ainda neste módulo, o Criciúma Terminal Intermodal (CTI) representa o carregamento de contêineres.

Em seguida, no segundo módulo, a cidade de Tubarão, elucidada pelo bairro oficinas, local do prédio sede da FTC. O terceiro traz a Usina Termelétrica, localizada em Capivari de Baixo, onde o carvão se transforma em energia. E por último, o Porto de Imbituba, que recebe os contêineres para exportação.

“Abranger as quatro cidades em que atua foi uma idéia maravilhosa. O enfoque nas características principais deu muita realidade para a maquete. Sai do meu estante apenas para vê-la”, confessa o expositor Plínio Guimarães.

A exposição de réplicas regionais possibilita aos observadores a identificação de lugares e características especiais de cada localidade, além de causar admiração.

A feira

A SUL METAL & Mineração 2008 envolveu dois importantes setores econômicos da região, o metalmecânico e a mineração. O evento ocorreu no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

A feira oportunizou a mostra de produtos, propiciando ao visitante reciclagem profissional, atualização tecnológica e intercâmbio de informações.

Fonte: Comunicação FTC

LEIA TAMBÉM

12/09/2022

Obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste avançam

. . .

18/06/2020

A Fiol será uma realidade antes do que se espera

. . .

18/06/2021

Futuro do Complexo Jorge Lacerda segue em aberto

. . .