25/06/2007

FTC investe na preservação do meio ambiente

FTC investe na preservação do meio ambiente
A questão ambiental está cada vez mais presente na vida de cada ser humano. Preservar as matas, minimizar a poluição do ar, da água e do solo se tornou um grande desafio tanto para a população quanto para a atividade industrial. Não é de hoje que empresas procuram alternativas para reduzir os impactos ambientais causados por cada atividade, seja na mineração, na agropecuária ou nos transportes.

Dentro deste contexto, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) busca a melhoria contínua no gerenciamento dos serviços prestados, investindo em ações voltadas para a qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. Na última semana, foi realizada a implantação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (Ete), que irá tratar os efluentes provindos da lavação das peças das locomotivas. O tratamento será realizado em circuito fechado e a meta é reutilizar 100% da água. “Os efluentes passarão por um processo rigoroso e eficaz de separação da água e do óleo, que tem como objetivo principal melhorar a eficiência do tratamento para que a água possa ser reutilizada”, destaca o analista de Gestão do Meio Ambiente, André Mendonça Guaresi.

Certificações - A FTC já é certificada pela ISO 9001:2000, de gestão da qualidade, e iniciou este ano os trabalhos para a implantação das normas ISO 14001, de gestão ambiental, e OHSAS 18001, de saúde ocupacional e segurança. A meta é obter estas certificações até 2008.

A empresa - A Ferrovia Tereza Cristina comemorou, em 1º de fevereiro, 10 anos de administração privada. Com investimentos superiores a R$ 35 milhões, a companhia dobrou o volume de toneladas úteis transportadas, que passou de 1,3 milhões em 1996 (último ano administrado pela antiga Rede Ferroviária Federal SA) para 2,6 milhões de toneladas úteis movimentadas em 2006.

Além do crescimento registrado no período e um saldo de 25 milhões de toneladas movimentadas, a empresa reduziu em 95% o indicador de acidentes ferroviários. Para aumentar a segurança na linha férrea, a empresa investe no Programa Paz na Linha, de conscientização da comunidade para a prevenção de acidentes; na manutenção de sua estrutura operacional; recuperação e manutenção de vagões, locomotivas, via permanente e sinalização; novas tecnologias; sistemas de comunicação e capacitação do quadro de colaboradores.

Mantendo os bons resultados, a FTC posiciona-se também como uma empresa cidadã e investe em projetos de Responsabilidade Sócio-ambiental, voltados para a preservação do meio ambiente, o bem-estar e qualidade de vida das comunidades por onde passa a linha férrea.

Fonte: Comunicação / FTC

LEIA TAMBÉM

14/12/2021

Aprovado Projeto de Lei que garante a continuidade do setor carbonífero até 2040 em SC

. . .

02/06/2014

ANTT realiza pesquisa de satisfação dos usuários

. . .

16/12/2011

Ferrovias brasileiras precisam de investimentos de R$ 151,3 bilhões

. . .