27/04/2007

FTC leva o programa Paz na Linha para Imbituba

Com o objetivo orientar a população para prevenir acidentes na linha férrea, a Ferrovia Tereza Cristina promove amanhã (28 de abril), em Imbituba, mais uma ação do Programa Paz na Linha. Colaboradores voluntários estarão das 10 às 13 horas, fazendo a distribuição de panfletos, adesivos e material informativo, com orientações sobre os cuidados a serem tomados por motoristas, motociclistas e pedestres ao cruzar a via férrea. Para chamar ainda mais atenção para o tema, a ação será acompanhada de um mascote inflável de quatro metros de altura do Expresso Ferrinho, símbolo do Paz na Linha.

Paralelo ao trabalho com os adultos, a Ferrovia desenvolve a conscientização em escolas, onde colaboradores voluntários da empresa falam sobre a prevenção de acidentes na via férrea, sobre a história da ferrovia e sua função econômica e social na região. Na última quarta-feira, eles estiveram na escola Professora Clotildes Maria Martins Lalau, em Criciúma. Para reforçar o conteúdo abordado, a empresa lança concursos de redação, para alunos de 5ª a 8ª série, e concursos de desenho para os alunos até a 4ª série do Ensino Fundamental, com o tema voltado para a segurança na linha férrea. Os melhores trabalhos de cada escola serão premiados. “Nosso objetivo ao envolver as escolas, é o de transformar as crianças em multiplicadores das atitudes de segurança”, destaca o técnico de segurança da FTC, Marcelo Batista Cruz.

Segundo ele, atitudes simples podem evitar muitos acidentes. “Não colocar lixo nos trilhos, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea e manter a distância de 6,5 metros ao caminhar próximo à linha são algumas das principais atitudes preventivas”, descreve Marcelo. Ele orienta também para que as pessoas não caminhem sobre os trilhos e não deixem crianças brincarem próximas à linha férrea. “Alguns utilizam a ferrovia como atalho para chegar em casa; bicicletas e motos são vistas freqüentemente nos caminhos ao lado do trilho e dentro da faixa de segurança, isso é errado e perigoso. Os trilhos servem apenas para a passagem dos trens e não podem ser utilizados para outros fins”, ressalta.

Complementando a interação direta com a comunidade, as informações do Paz na Linha estão disponíveis também em outdoors, na entrada das cidades por onde passa a linha férrea; em campanhas institucionais da empresa em alguns veículos de comunicação e em outras ações pontuais. “O retorno do programa é excelente. Pelas redações e desenhos, sentimos que estamos atingindo nosso objetivo: garantir a segurança através de ações educativas”, comemora Marcelo.

Redução - Em conjunto com o Programa Paz na Linha, para prevenir acidentes, a FTC investe também na recuperação e manutenção de locomotivas, vagões e via férrea, programas de qualidade, segurança e em novas tecnologias. Como resultado, desde o início da administração privada, em 1997, já registrou uma redução de 95% no indicador de acidentes.

O que diz a lei: “Deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima, prevista no Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação”.

Dicas para evitar acidentes: - Antes de cruzar a linha férrea PARE, OLHE, ESCUTE. Respeite as placas de sinalização. - Não cruze a frente de um trem, isso além de caracterizar infração gravíssima, é também perigoso. - Nunca pare sobre os trilhos. - Nunca ande sobre os trilhos. - Estacione os veículos com, no mínimo, 6,5 metros de afastamento da linha férrea. - Não deixe crianças brincarem próximas aos trilhos.

Fonte: Comunicação / FTC

LEIA TAMBÉM

31/03/2013

Tela de Zumblick de volta ao museu

. . .

17/06/2010

FTC expõe na Feira Sul Metal e Mineração

. . .

21/12/2021

Do carvão mineral, o apoio às iniciativas sociais e ambientais do sul catarinense

. . .