15/03/2007

Documentário expõe setor ferroviário em Santa Catarina

Documentário expõe setor ferroviário em Santa Catarina
O impacto da atividade ferroviária para o desenvolvimento do sul de Santa Catarina, incluindo as atividades desempenhadas pela Ferrovia Tereza Cristina, serão temas de um documentário exibido no programa “SC em Cena”, durante os dias 17 e 24 de março, antes do “Jornal do Almoço”, na RBS TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina.

SINOPSE

O documentário “Que se tenha passado” propõe uma visão reflexiva sobre a Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, também conhecida como a ferrovia do carvão, cuja finalidade era o escoamento da produção carbonífera do sul do estado até os portos de Laguna e Imbituba. A Ferrovia conta com uma peculiaridade: é a única no mundo a anteceder os povoados.

O filme, gravado em mais de 15 cidades da região, aborda também a questão do patrimônio imaterial constituído pela memória dos ferroviários e das comunidades que conviveram e ainda convivem com a realidade do trem. Mais de 40 depoimentos, em mais de 60 horas gravadas, geraram narrativas curiosas sobre a construção da estrada, das estações, dos muitos personagens destas histórias centenárias que continuam a povoar o imaginário catarinense. Ex-funcionários da ferrovia, familiares dos operários da construção da Ferrovia (Dona Lola, de 92 anos) e moradores das comunidades onde os trilhos desta histórias já estiveram presentes, colaboraram com o documentário narrando suas histórias.

A valorização do acervo fotográfico e filmes de época são destaques na película, que com um vasto material de arquivo incluindo mais de mil fotos antigas e 2 cine jornais dos anos 50.

O documentário "Que tenha passado" faz parte do projeto Trilhos Históricos que é uma trilogia sobre as ferrovias catarinenses. Uma realização da Associação Cultural Panvision, direção de Beatriz Peixoto, produção da Muringa Produções Audiovisuais.

Fonte: Tati Glavam - Produtora

LEIA TAMBÉM

15/01/2007

Ferrovia promove ação ambiental na Comasa

. . .

08/10/2010

FTC amplia ganhos com vagões de plástico

. . .

02/03/2006

Contêineres reduzem custos de cerâmicas

. . .