24/08/2006

FTC e Transferro participam do Dia de Fazer a Diferença

Com muita solidariedade, colaboradores voluntários da Ferrovia Tereza Cristina e da empresa subsidiária Transferro Operadora Multimodal irão participar do “Dia de Fazer a Diferença”, maior evento de mobilização para ações sociais simultâneas no mundo, que este ano ocorre no dia 27 de agosto. As entidades beneficiadas pela FTC serão as escolas Manoel Rufino Francisco e São Judas Tadeu, ambas em Tubarão. Em Capivari de Baixo, voluntários da Transferro irão atuar no Centro de Educação Infantil Maria Magdalena.

Cerca de 80 colaboradores e familiares voluntários das duas empresas “colocarão a mão na massa” para fazer a diferença na vida dos alunos e professores dessas escolas. Segundo a auxiliar de gestão de pessoas, Fernanda Ramos, as atividades serão iniciadas neste fim de semana, no sábado à tarde, e continuarão durante todo o Domingo. “O que não puder ser finalizado nestes dois dias terá continuidade posteriormente, até que todas as ações propostas sejam finalizadas”, esclarece.

Na São Judas Tadeu as atividades programadas são a doação e instalação de um parque infantil; ajardinamento do local; colocação de pisos no pátio coberto da escola; nova instalação elétrica no ginásio e manutenção da horta. Na escola Manoel Rufino Francisco, as atividades envolverão a pintura da fachada e muros; ajardinamento do pátio da frente; construção de tabela de basquetebol e campanha de arrecadação de livros de literatura. Dando continuidade às atividades na escola, serão realizadas palestras e atividades sócio-educativas com temas solicitados pela escola.

Em Capivari, no CEI Maria Magdalena, as ações sociais envolverão a colocação de piso em duas salas; pintura interna da escola,da fachada e dos muros; nivelamento do solo do pátio; e manutenção da horta.

Responsabilidade Social – Além do programa de voluntariado, a Ferrovia Tereza Cristina desenvolve outros projetos de responsabilidade social, dentre os quais destacam-se o Programa Paz na Linha, que visa conscientizar as comunidades localizadas ao longo da linha férrea sobre os cuidados necessários para evitar acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens. Somente no ano passado, o programa teve uma abrangência de cerca de 10 mil alunos e 20 mil motoristas.

Outro projeto social da empresa é o Trem de Natal, que em 2005 promoveu a distribuição de 20 mil brinquedos de Siderópolis a Imbituba, levando o espírito natalino e alegria a milhares de adultos e crianças. Priorizando também a cidadania, a Ferrovia desenvolve o projeto de Ressocialização de Detentos, estabelecendo uma política de educação pelo trabalho e oferecendo uma oportunidade de reintegração do recluso à sociedade. Treze detentos já passaram pelo projeto.

Valorizando a eficiência e contribuindo com o desenvolvimento profissional e social dos portadores de necessidades especiais, além de diminuir as diferenças e os preconceitos existentes em nossa sociedade, a Ferrovia mantém também o projeto Ser Eficiente. Através dele, a empresa oferece oportunidades de emprego para portadores de necessidades especiais, valorizando suas habilidades e aptidões no meio onde trabalha.

A FTC - Sob administração privada desde 1997, a empresa tem um saldo de 23 milhões de toneladas de cargas transportadas e investimentos que ultrapassam R$ 30 milhões de reais, na recuperação e manutenção de vagões, locomotivas e via permanente, novas tecnologias, programas de qualidade e segurança, capacitação de seu quadro de colaboradores e em programas de Responsabilidade Social, voltados para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades por onde passa a linha férrea.

Concessionária privada de uma malha de apenas 164 quilômetros de extensão, isolada do sistema ferroviário nacional, a obtenção de novas cargas é, no momento, a única opção de crescimento para a Tereza Cristina. Há mais de um século, o carvão mineral que abastece as usinas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, ocupa a maior parte dos vagões da ferrovia. Apenas em 2004, a companhia iniciou o processo de diversificação com o transporte de produtos cerâmicos, que evoluiu até o transporte de contêineres, iniciado este ano.

Passando por 12 municípios sul catarinenses, a FTC interliga o pólo carbonífero, o complexo termelétrico e o porto de Imbituba. Nessa região rica também em produção cerâmica, agroindustrial, têxtil, madeireira, plástica e metal-mecânica, a Ferrovia Tereza Cristina atua como importante elo da cadeia logística do sul catarinense, podendo contribuir para o escoamento de sua produção industrial, promovendo redução de custos, agilidade e cadência na operação das empresas da região, tornando-as mais competitivas no mercado nacional e internacional.

A Transferro - Dois anos depois da aquisição da Malha Ferroviária Tereza Cristina, em 1999, a FTC criou a Transferro Operadora Multimodal, uma empresa subsidiária, voltada para operação e manutenção dos sistemas de recebimento e movimentação do carvão mineral no abastecimento das usinas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), desde a descarga do carvão transportado pela FTC, passando pela movimentação do carvão em estoque, até o abastecimento dos silos das usinas. Além disso, a Transferro fornece todos os recursos materiais e humanos para operação e manutenção das estruturas de correias transportadoras, garantindo o abastecimento do carvão no complexo.

O que é o “Dia de Fazer a Diferença”?

É o maior evento de mobilização para ações sociais simultâneas do país e do mundo, com a participação de milhões de voluntários. É um dia no ano em que o Brasil se une para fazer a diferença na vida de pessoas e comunidades, com a realização de milhares de projetos sociais em centenas de cidades. É a ação do voluntário como protagonista da transformação social. Para este ano, são esperados três milhões de voluntários no mundo.

O Make a Difference Day surgiu em 1992 nos Estados Unidos através do jornal USA Weekend em parceria com o Points of Light Foundation, maior organização voltada ao voluntariado do mundo, sendo hoje representado pelo Dia de Fazer a Diferença, no Brasil.

Mais informações: Fernanda Ricardo Souza Assessoria de Comunicação Ferrovia Tereza Cristina SA Fone/Fax: (48) 3621-7771 / 7747 - Celular: (48) 9921-7147 Endereço: Rua dos Ferroviários, 100 - Bairro Oficinas - Tubarão - SC - CEP 88702-230

Fonte: Comunicação / FTC

LEIA TAMBÉM

15/10/2018

Engenharia ferroviária é referência para outros setores, diz especialista

. . .

01/04/2014

Fórum indica as ações necessárias para a melhoria da infraestrutura

. . .

09/04/2012

Representantes do Exército tubaronense visitam as instalações da FTC

. . .